pra sempre no ar

Pantanal

Mato Grosso do Sul quer conservar 'Pantanal'

30/12/2005 por Mário César Mota de Almeida
Logotipo 21.10.02

MEMÓRIA

TV Folha alertou para a deterioração das fitas; autor da novela fica indignado com o descaso

Mato Grosso do Sul quer conservar "Pantanal"

O GOVERNO de Mato Grosso do Sul solicitou a guarda das fitas originais da novela "Pantanal", que estão guardadas em péssimas condições num edifício na Glória (zona Sul do Rio).
A novela, gravada e exibida entre março e dezembro de 1990, bem como a maior parte do acervo da extinta TV Manchete, está no prédio da Bloch Editores, que pertencia ao mesmo grupo e foi lacrado pela Justiça. Todo o material, que pode se perder pela falta de manutenção, deverá ir a leilão para o pagamento de dívidas trabalhistas.
O secretário da Casa Civil de Mato Grosso do Sul, Marcos Alex, que ficou sabendo da deterioração do acervo através de reportagem do TV Folha, quer que o Estado seja fiel depositário das fitas da novela até que se decida a data do leilão. Ele enviou dois ofícios ao síndico da massa falida, o juiz Walter Soares, mas não obteve resposta. Segundo o secretário, a novela "Pantanal" representou um marco para o turismo e para a cultura do Estado, e, lá, as fitas seriam acondicionadas em boas condições. "Não adianta essa disputa se, na hora de dividir o patrimônio, eles vão ter nos depósitos só cinzas", diz Alex.
Procurado pela Folha, o juiz Walter Soares não quis se pronunciar a respeito, mas a advogada da massa falida, Luciana Trindade, disse ser impossível liberar a novela, já que todo o acervo da emissora ainda vai ser catalogado. Luciana afirmou que o ar-condicionado que mantém a temperatura necessária à conservação do material já foi religado.

Revolta
O autor da novela, Benedito Ruy Barbosa, se mostrou indignado ao saber da situação dos originais da obra. Segundo ele, "Pantanal" deu uma guinada na dramaturgia televisiva e mudou o jeito de fazer novela, tendo 90% de suas cenas gravadas fora de estúdio. "As primeiras novelas que eu fiz na Tupi, e que tiveram grande audiência, foram todas perdidas. O mesmo aconteceu com "Meu Pedacinho de Chão", na TV Cultura. Eles apagam para gravar futebol em cima", lamenta o dramaturgo.
Benedito disse que pretende sugerir à Rede Globo que arremate a obra quando ela for a leilão. "Esse juiz está errado", afirmou o autor de "Esperança".

Embargo
Todo o acervo da TV Manchete foi comprado pela Hesed Participações, do empresário Fábio Sabóya. Ele estava listando as fitas quando o prédio da Bloch Editores foi lacrado pelo juiz. Fábio, que quer embargar o leilão, diz que o acervo pode ter sido saqueado.

Folha de São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002, caderno TV Folha, MARCELO BORTOLOTI, FREE-LANCE PARA A FOLHA
 
espalhe:
comentários
publicidade
fotos de 'Pantanal'
  • Maria Marruá entra em trabalho de parto (Cássia Kiss) 'Pantanal' 1990
  • Cristiana Oliveira como 'Juma Marrua' na novela 'Pantanal', exibida pela TV Manchete em 1990.
  • Juma (Cristiana Oliveira) e Jove (Marcos Winter) - Pantanal (1990)
  • Maria Bruaca (Ângela Leal) 'Pantanal' 1990
  • capa da segunda trilha sonora
  • Capa do disco da novela
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=