pra sempre no ar

Mandacaru

Mandacaru ganha reprise na Band

10/01/2006 por Mário César Mota de Almeida
Tenente Aquiles e Juliana (Murilo Rosa e Carla Regina) 'Mandacaru' 1997

Mandacaru ganha reprise na Band a partir de amanhã

A Bandeirantes anuncia a estréia de Mandacaru, amanhã, às 22 horas, como uma inauguração de seu segundo horário de novelas. O folhetim nem é uma produção da casa nem é inédito, mas vale para criar o hábito do gênero no telespectador da emissora. Vale como bom indício de que a contratação do diretor Herval Rossano para dirigir um departamento de teledramaturgia na casa não será em vão - embora o projeto para a produção de Amor de Perdição esteja estacionado há meses.


Mandacaru foi exibida em 1998 pela extinta TV Manchete. Foi uma das últimas produções do diretor Walter Avancini na emissora, mas seu sucesso não chegou perto do furor causado por Xica da Silva, também produzida pela Manchete e que, reprisada agora pelo SBT, instigou a Band a comprar o título em questão.


A pergunta é: como se compra algo de uma empresa cuja massa falida ainda motiva pendengas judiciais? A resposta: nem Mandacaru nem Xica da Silva foram produzidas sob a razão social da TV Manchete. Entre 1994 e 1995, quando já ia mal das pernas, a Manchete foi reconquistada pela família Bloch das mãos do grupo IBF, que havia comprado a emissora um ano antes. A devolução se deu pela falta de cumprimento de cláusulas do acordo entre os Blochs e a IBF. Ao retomar a empresa, a família Bloch, já precavendo de que poderia perder a emissora novamente, passou a produzir todas as novelas seguintes sob outra razão social: Bloch, Som & Imagem. É por isso que não se pode comprar, por exemplo, Pantanal, o maior sucesso que a Manchete já teve. O SBT bem que queria, mas a novela, de 1990, ainda é da própria Manchete e pertence à massa falida.


O entusiasmo da Band por um segundo horário de novela vem na trilha de Floribella, novelinha de co-produção argentina que tem feito razoavelmente bonito no ibope. Sua segunda temporada estréia no próximo dia 23.


Um trunfo de Mandacaru é um certo desfile de atores hoje bem cotados na Globo - como Murilo Rosa. Mas o charme do elenco é o par formado por Alceu Valença e Daniela Mercury nos papéis de Lampião e Maria Bonita. Na época, a reconstituição da morte dos reis do cangaço foi filmada em película preto-e- branco por Avancini, a fim de emprestar ares de documentário à seqüência. Os personagens principais são Tirana (Victor Wagner), cangaceiro de Lampião, Juliana (Carla Regina), filha do coronel Honorato Guedes e Tenente Aquiles (Murilo Rosa). Juliana, namorada de Aquiles, vai se apaixonar pelo cangaceiro. É em torno deste triângulo amoroso que gira a novela. O bom José Dumont, que fez várias novelas na Manchete, também está em cena.


De Carlos Alberto Ratton, o enredo de Mandacaru tem como cenário o violento sertão de 1938. A novela apresenta o universo nordestino sob a ótica dos cangaceiros e tem como contexto a repressão do Estado Novo de Getúlio Vargas ao cangaço. Na época, a Manchete amargou baixa audiência com a trama.

Fonte: http://www.ibest.com.br/servlet/IbestNews/?p=1&x=materias/cultura/2234001-2234500/2234267/2234267_1.xml


 
espalhe:
comentários
publicidade
fotos de 'Mandacaru'
  • Alceu Valença e Daniela Mercury interpretando Lampião e Maria Bonita na novela ?Mandacaru?(1997).
  • Zebedeu imperador do sertão. Ah! Essa eu quero ver. Anúncio da novela 'Mandacaru' 1998
  • Agildo Ribeiro interpretando o Salustiano Braga em 'Mandacaru'(1997-1998).
  • Benvindo Siqueira como 'Zebedeu' em Mandacaru (1997-1998).
  • Logotipo de 'Mandacaru' 1997/1998 término da abertura
  • Juliana (Carla Regina) de Mandacaru)
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=