Rede Manchete

A Rainha da Vida

Sinopse de A RAINHA DA VIDA

Por Miguel Rivera, em 24/02/2006
Débora Duarte em A Rainha da Vida
Débora Duarte em A Rainha da Vida

A história de uma mulher forte: Antônia Fidalgo, ou Jurema Matos, no início da trama. Jurema, de origem humilde, foi criada numa grande fazenda juntamente com Vítor Correia e Carlos Valadares, cujo pai era o dono da fazenda. Os três eram muito unidos e passaram a infância juntos. Só na adolescência começou a nascer a rivalidade entre Carlos e Vítor, por causa de Jurema. Carlos era um homem prático, rico, imediatista. Vítor era sonhador, romântico, visionário. Mas Jurema cada dia tornava-se mais bonita e não se decidia por nenhum dos dois.

Vendo em Carlos um melhor partido para a filha, Rui Matos, pai de Jurema, começa a pressioná-la para que se decida. O destino vai ajudá-lo: Vítor se liga a um grupo de freis dominicanos, que combate a ditadura e parte para São Paulo. O tempo passa e Vítor não manda notícias. Jurema, então, sentindo-se abandonada e com as insistentes declarações de amor de Carlos, decide-se e casa com ele. Um ano após o casamento eles têm um filho, a quem dão o nome de André.

Carlos começou a mostrar um lado que Jurema desconhecia: arrogante, prepotente, autoritário. Quando André completa dois anos, Vítor aparece, fugindo da repressão com um amigo. Jurema resolve dar-lhe cobertura e instala Vítor e seu amigo em uma chácara nos arredores de Fortaleza. Uma ou duas vezes na semana, Jurema ia visitá-los levando provisões e notícias. Carlos descobre tudo e pensa que Jurema e Vítor são amantes. Resolvido a arruinar a vida dos supostos amantes, Carlos entrega Vítor à Policia Federal e expulsa Jurema da fazenda, com a promessa de que nunca mais veria seu filho.
Jurema vai embora. A princípio, fica no Rio de Janeiro com uns amigos; logo em seguida, viaja para a Itália, onde, depois de muito batalhar, consegue tudo o que a fama e o dinheiro podem proporcionar. Nesta fase, ela já trocou seu nome e chama-se Antônia Fidalgo. Passados muitos anos, Carlos faz um vôo para uma de suas fazendas, quando o avião explode. No testamento, um fato curioso: toda sua fortuna fica para a ex-esposa, com a condição de que ela volte e se estabeleça na fazenda, dando um lar para o filho. Com sua volta, Antônia vai provocar muito ódio, enfrentar situações difíceis, até que encontra seu caminho, ao lado do psicanalista Júlio.

Por Miguel Rivera, em 24/02/2006

leia também sobre A Rainha da Vida

artigos

ver todos