pra sempre no ar

Trajetoria da Manchete

Os Infantis da Manchete(desde 1986)

13/03/2006 por O Manchetista
Fim de chamada (combinava o fundo da ultima tela com o M) Com a saída de Xuxa da emissora, em 1986, o "Clube da Criança" passou a ser uma simples sessão de desenhos animados. Para não deixar a sua programação sem representantes para as crianças, a Manchete contratou o casal Lucinha Lins e Cláudio Tovar para apresentar o "Lupu Limpim Claplá Topô". Tratava-se de um infantil bastante diferente daquele apresentado por Xuxa, por não contar com auditório e números musicais. O formato baseava-se em teleteatro com agradáveis curiosidades, além da exibição de desenhos animados. Permaneceu no ar até 1987.

No segundo semestre de 1987, a Manchete recuperou o antigo formato do "Clube da Criança" com Xuxa, desta vez com a apresentação de uma outra grande estrela revelada pela emissora. Inicialmente em companhia de Ferrugem, Angélica comandava uma espécie de gincana com várias perguntas e, com apenas 13 anos, já demonstrava ter uma grande simpatia com o público infantil. Sua primeira participação na Manchete foi no "Nave da Fantasia" no início daquele ano, contracenando com a turma que apresentava o antigo "Balão Mágico" da Rede Globo. Após a curta permanência de Ferrugem no novo "Clube da Criança", Angélica passou a apresentá-lo sozinha e já alcançava um grande prestígio na imprensa não apenas pela sua maneira de conduzir o programa, mas principalmente pela sua beleza e seu charme. Enquanto esteve na Manchete, recebeu diversas propostas para trabalhar em filmes, conforme visto em alguns de Renato Aragão, elevando ainda mais a sua presença entre as crianças. Para o público adolescente, Angélica também tornou-se uma figura de destaque, quando ganhou um novo programa na emissora, o "Milk Shake", musical em formato de show exibido aos sábados.
Voltando ao "Clube da Criança", o programa não exibia apenas desenhos animados. Também serviu como portão de desembarque para a febre dos live-actions, seriados de aventuras japonesas protagonizadas por super heróis bastante futurísticos. Você encontrará informações mais detalhadas sobre eles na seção "Séries".

Diante da crise administrativa que a Manchete atravessou em 1993, diversas redes concorrentes fizeram propostas para que Angélica deixasse a casa. Quando Adolpho Bloch reassumiu o controle da emissora, informou a Angélica da medida cautelar ganha, pedindo para que ela não saísse da Manchete, pois tudo estava resolvido. Era tarde demais: a loira já havia assinado com o SBT.

Após a saída de Angélica, o "Clube da Criança" ainda continuou sendo exibido na Manchete. Por sua apresentação passaram Patty Beijo, a atriz Milla Christie e a garotinha Debby, permanecendo no ar até 1998.


OUTROS PROGRAMAS



COMETA ALEGRIA
Apresentado por Cinthia Raquel, Patrick Oliveira, dentre outras participações. Ambientado em um planeta e sem auditório, tratava-se de mais uma seção de desenhos animados da emissora.
DUDALEGRIA
Com a saída de Cinthya e Patrick, o programa deixou de ser ambientado em um planeta e passou a ser apresentado por Duda Little em um cenário simples.

A TURMA DO ARREPIO
Teleteatro infantil com os conhecidos personagens das histórias em quadrinhos.

CLUBE DO SEU BONECO
Infantil protagonizado por Seu Boneco, personagem criado e interpretado por Lugg de Paula.

SANDY E JÚNIOR
A conhecida dupla filha de Xororó também tiveram a sua participação na Rede Manchete apresentando um variado programa infantil.

VILA DO TIRIRICA
Conforme o próprio nome afirma, o programa era ambientado em uma vila onde nela morava o famoso personagem Tiririca.


Foram diversos os tipos de desenhos animados exibidos pela Rede Manchete. A maioria baseava-se em aventuras e lutas, mas também houve aqueles com temáticas mais cômicas, como "Bicudo" e "Corrida Maluca". Vale a pena também destacar algumas fábulas, como "Dartagnan" e "Lord Gato", por exemplo. Entre produções americanas e japonesas, a Manchete entretia um público essencialmente infantil que crescia no mesmo ritmo que a própria emissora.
Nos primeiros anos de funcionamento da emissora, ia ao ar "O Pirata do Espaço", uma produção oriental que já havia conquistado bastante simpatia entre de milhares de crianças e adolescente no mundo antes de chegar ao Brasil.

Protagonizada por uma nave-robô que leva o nome do desenho, a história é marcada pela invasão de diversos robôs-bomba, naves de controle utilizadas pelo Império Gaila com o objetivo de atacar o Japão e de derrotar ou capturar o Pirata do Espaço. Os robôs-bomba possuíam em diversas vezes a capacidade de se transformarem em robôs exatamente semelhantes ao Pirata do Espaço. Diversos são usados na luta pela conquista da Terra, com pilotos selecionados pelos comandantes, sendo cada um escolhido para cumprir a missão.
O Pirata do Espaço era comandado pelo casal Joe Casaca e Rita. Um pontos forte do desenho surgia quando ambos pronunciavam a frase "Acionar os motores! Pirata do Espaço, levantar vôo!". Uma música fantástica surgia ao fundo, iniciando mais uma grande aventura em forma de desenho animado. Joe é um piloto da base Akane. Por ser muito temperamental, e às vezes violento, constantemente não se relaciona bem com o pessoal da base, com exceção do professor Tobishima, que é o seu grande amigo e conselheiro, quase um pai para ele.

Joe é um ótimo piloto, mas é um tanto convencido, sempre fazendo questão de mostrar sua habilidade, sem tolerar a idéia de que alguém possa superá-lo em uma disputa aérea. A convivência com Rita e a luta contra o exército de Gailar faz com que, aos poucos, Joe vá modificando seu comportamento, tornando-se uma pessoa mais amigável e menos cheia de si.


Ao longo dos episódios da série, Joe vai se apaixonando por Rita, mas tal romance nunca acontece porque nunca tem coragem de se declarar a ela. Joe termina a série chorando pela partida de Rita, sem saber se seu amor é correspondido.

Em 1995, a Rede Manchete trouxe ao Brasil um premiadíssimo desenho de lutas produzido no Japão. Conquistando bastante sucesso em nosso país, os "Cavaleiros do Zodíaco" (Saint Seya) surgiu já lançando uma grife de brinquedos e um disco com suas trilhas sonoras. No período em que esteve no ar, o desenho conquistou uma boa legião de fãs e deixou um bom índice de audiência para a emissora.


Outros desenhos:
Dartagnan
Turma do Gasparzinho
Supertiras
Lord Gato
Andy, o Anjo
Godzilla
Bicudo
Jackson Five
Space Ghost
Os Herculóides
Os Impossíveis
Os Muzzarelas
A Coisa
Jerry Lewis
Doraemon
Os Apuros de Penélope
Corrida Maluca




 
espalhe:
leia também sobre Trajetoria da Manchete
comentários
publicidade
fotos de 'Trajetoria'
  • Vinheta Pós-Chamadas - 1988
  • Logotipo da Fundação Renascer em 1999
  • Tela quando a TV estava Fora do ar.
  • Vinheta de 13 anos
  • Anucio de uma revista..Manchete tv de 1º classe!! O perfil adotado pela emissora
  • Fim de ano - 1994 - I
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=