pra sempre no ar

Pantanal

Tudo Sobre PANTANAL

13/03/2006 por O Manchetista
Juma & Onça - 'Pantanal' - 1990 Autor: Benedito Ruy Barbosa
Elenco: Cláudio Marzo, Jussara Freire, Elaine Cristina, Marcos Winter, Cristiana Oliveira, Marcos Palmeira, Luciene Adami, Ângela Leal, Antonio Petrin, Almir Satter, Nathália Thimberg, Ângelo Antonio, Sérgio Reis, Andréia Richa, Ítala Nandi, Flávia Monteiro, Rômulo Arantes, José de Abreu, Gisela Reimann, João Alberto, Kito Junqueira, Oswaldo Loureiro, Luiz Armando Queiroz, Ivan de Almeida, Walter Santos, Henrique Dias, Geisa Gama, Haroldo Costa, Ewerton de Castro, Marcos Caruso, Tânia Alves, Sérgio Brito, José Dumont, Cássia Kiss, Carolina Ferraz, Ingra Liberato, Paulo Gorgulho.

Sinopse: A saga da família Leôncio, desde os anos 40, quando Joventino (Cláudio Marzo) chega ao Pantanal do Mato Grosso acompanhado de seu filho de 10 anos, o José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo). Este se estabelece na região e torna-se um dos principais criadores de gado, iniciando um clã de peões de boiadeiro. Antes, envolve-se com Madeleine (Ingra Liberato/Ítala Nandi), uma carioca mimada, que lhe dá o seu filho Jove (Marcos Winter). Na atualidade, Jove se apaixona por Juma (Cristiana Oliveira), uma jovem selvagem e sensual, enquanto seu pai, que foi abandonado por Madeleine, encontra carinho ao lado de Filó (Tânia Alves/Jussara Freire), uma ex-prostituta que José Leôncio protege ao levá-la para sua casa como empregada.

Comentários: Uma grata surpresa no universo da telenovela brasileira. Um sucesso arrebatador e munido de tantas novidades que chegou a abalar o tão alicerçado departamento de dramaturgia da Rede Globo. A produção era da Rede Manchete, que se lançava no desafio de conquistar uma fatia do mercado publicitário, interessado na telenovela. Curiosamente a concorrente investia em um texto que a emissora líder havia engavetado. Claro que tal repercussão não saiu unicamente da boa história de Benedito sobre os peões de boiadeiro. Toda a magia das imagens belíssimas do Pantanal, captada com rara sabedoria pelo diretor Jayme Monjardim e sua equipe, contribuiu para o excelente resultado final. Registre-se também a competente trilha sonora composta especialmente por Marcos Viana e o elenco bem escolhido. Os destaques em Pantanal foram muios. O principal deles foi a utilização da natureza transformando-a em um elemento importante na trama. O manifesto ecológico surgia através de tomada de consciência a respeito dos fatos da região. Tudo muito bem colocado na rama junto aos pantaneiros. A novela fez brilhar a atriz Jussara Freire, perfeita como a criada Filó. Transformou Paulo Gorgulho e Cristiana Oliveira em astros de maneira repentina e permitiu a Cláudio Marzo exibir-se como um dos principais nomes da telenovela brasileira. Mas o mérito maior é mesmo de Benedito Ruy Barbosa, esplêndido ao romper com a Globo, que só lhe proporcionava horários menores, e apresentando uma das melhores novelas de todos os tempos, escrita com inspiração e com a alma.



 
espalhe:
comentários
publicidade
fotos de 'Pantanal'
  •  Cenas sequencias que encerraram o ultimo capitulo da novela Pantanal, exibido no dia 10/12/1990.
  • Morte de Maria Marruá
  • Anuncio na Revista Manchete - O Último, Reexibição de Pantanal em 1999
  • Jayme Monjardim assiste em sua sala, na sede da Rede Manchete no Rio de Janeiro, as cenas de Pantanal
  • Personagens de Pantanal - 1990
  • Maria Marruá entra em trabalho de parto (Cássia Kiss) 'Pantanal' 1990
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=