pra sempre no ar

Trajetoria da Manchete

1995: Cresce a audiência com a estreia de Tocaia Grande e programas populares

09/04/2005 por Diogo Montano

Vinheta de 12 anos
Em 1995, a emissora completava doze anos, com popularidade aumentando devido aos desenhos japoneses e uma programação recheada de produções independentes. A direção se dedicava exclusivamente à adaptação para a TV de Tocaia Grande, livro de Jorge Amado. Os investimentos altíssimos davam clima de superprodução.


No mês de fevereiro, a emissora voltava a transmitir o Desfile das Escolas de Samba do Rio.

Em setembro, Carlos Amorim assumiu a direção de Programas jornalísticos e, exatamente no dia 18, estreava o polêmico "24 Horas". Idealizado por Fernando Barbosa Lima e apresentado por Solange Bastos, era um programa altamente sensacionalista que explorava imagens fortes, mostrando a realidade nua e crua. A crítica o viu como uma reedição do Documento Especial, levado ao ar também na Manchete, em 1990. O programa atraiu significativa audiência e ajudava a formar uma nova programação na rede.


Os anúncios já estavam no ar para a estréia do semanal "Seu Boneco nas Paradas". O programa iria ao ar aos sábados e significaria a volta da emissora à produção de programas de auditório, com números musicais e shows de calouros. Contaria ainda com a participação de personalidades em seu júri como Chiquinho Scarpa, Rogéria, Magda Cotrofi e João Roberto Kelly.


A tentatva de se fazer um novo Chacrinha não deu certo e o programa foi extinto. Lug de paula, que interpretava o personagem "Seu Boneco", apresentava ainda o "Clube do Sr. Boneco" de segunda à sexta com apenas dez minutos de duração.

Programas da Manchete em 1995
No vídeo ao lado, fica clara a nova proposta da Manchete com a mudança na direção de Tocaia Grande. Além da chamada da novela apresentando uma nova e sensual personagem (vivida por Ana Cecília), tem também: 24 Horas, Jogo do Poder, campanha institucional de fim de ano, Prêmio Eldorado de Música, outra chamada da novela Tocaia Grande, Disque Pesquisa e uma série de anúncios das revistas Bloch. O vídeo é de dezembro de 1995.
Em outubro do mesmo ano, finalmente entrava no ar a tão anunciada Tocaia Grande. As cenas das lutas de terras regadas à sangue na zona cacaueira baiana só impressionaram mesmo aos cofres da Manchete. A audiência baixa provocou a troca de diretores na trama. Assim, Walter Avancinni assumiu a novela acumulando a função de diretor de dramaturgia da rede. Objetivando maior agilidade, lançou novos personagens, mais lutas e ainda mais erotismo. A audiência triplicou.

No início de novembro, Márcia Peltier inovou e trouxe para a Televisão Brasileira o primeiro jornalístico baseado em pesquisas. O "Márcia Peltier Pesquisa" estreiou no dia 08 de outubro e atraiu uma audiência de cerca de 10 pontos, o que acelerou a subida da emissora. A programação da Manchete se fixava, e a emissora parecia trazer seu público de volta. No fim do mês, Adolpho Bloch faleceu, e deixou o comando da Manchete para Pedro Jack Kapeller.


 
espalhe:
comentários
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=