Rede Manchete

Pantanal

História da novela Pantanal

Por Muriel Vieira, em 27/06/2008
Pantanal foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida de 27 de março a 10 de dezembro de 1990 às 21h30. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar. A novela vem sendo reapresentada pelo SBT, desde o dia 9 de junho, de segunda a sábado ás 22h10 nas quartas a novela é exibida às 21h40.

Trama
A novela conta a história de José Leôncio, fazendeiro do Pantanal, que em viagem para o Rio de Janeiro engravida uma jovem de nome Madeleine. José Leôncio acaba se casando com ela, que muda-se para o Pantanal com ele. Madeleine, no entanto, estava infeliz e resolveu voltar para o Rio de Janeiro.

José Leôncio, amargurado, tenta em vão recuperar seu filho, mas acaba voltando para o Pantanal sem ele. Passa a viver então com Filó, sua empregada, com quem tem um filho. Vinte anos depois, seu filho resolve finalmente visitá-lo. Mas o choque cultural é grande e o filho é expulso pelo pai, por este achar que ele era gay.

Joventino, então parte de volta para o Rio, mas levando Juma, uma moça que diziam se transformar em onça. Joventino acaba voltando para o Pantanal e se casa com Juma.

Mas a história tem um lado sobrenatural: os principais personagens, com exceção de José Leôncio, freqüentemente se deparam com uma figura conhecida como "O Velho do Rio", um curandeiro idoso que cuida das pessoas que são picadas pela sucuri, cobra de grandes proporções encontrada no Pantanal, ou que simplesmente se perdem na extensão do Pantanal.

Em um dia, Joventino tira uma fotografia do Velho do Rio e decide emoldurá-la. Mas após a revelação do filme, uma surpresa: no lugar do Velho uma mancha que impede a José Leôncio conhecer a verdadeira identidade do curandeiro.

Nesta época, Zé Leôncio descobre a existência de um outro filho: José Lucas, que por não ter tido seu pai por perto, adota o sobrenome "de Nada". José Lucas de Nada, descobre que é filho do fazendeiro quando percebe a incrível semelhança física com Zé Leôncio, quando este era jovem.

Fonte: Wikipédia!
Por Muriel Vieira, em 27/06/2008

leia também sobre Pantanal

artigos

ver todos