Rede Manchete

Trajetoria da Manchete

Morre o jornalista Fernando Barbosa Lima, ex-diretor geral e de jornalismo da Rede Manchete

Vinheta nacionalista: Brasil, Terra da Gente.
Vinheta nacionalista: Brasil, Terra da Gente.
O jornalista Fernando Barbosa Lima, de 74 anos, morreu de falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma infecção generalizada, às 21h05 desta sexta-feira (05/09/2008), no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, ele estava internado há 15 dias. O velório está marcado para o Cemitério do Caju, entre às 10h e 13h. O corpo será levado em seguida para o Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, onde será cremado.
Carioca do bairro do Leme, na Zona Sul, Fernando Barbosa Lima era filho Barbosa Lima Sobrinho, um dos mais ilustres e respeitados jornalistas brasileiros, que morreu aos 101 anos. Atualmente, Fernando ocupava o cargo de presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Produtor e também publicitário, Fernando era considerado um homem de televisão. Trabalhou nas TVs Tupi, Bandeirantes, Excelsior e Manchete (onde criou programas como a série Xingu e Conexão Internacional, em parceria com a Intervídeo). Ele também foi presidente da TVE, onde foi o criador do programa Sem Censura, um dos maiores sucesso da emissora. Na TV Manchete, trouxe Márcia Peltier, Villas Boas Côrrea e Ronaldo Rosas para a apresentação do Jornal da Manchete e de certa forma contribuiu para o fim da terrível greve que assolou a emissora no início da década de 1990, onde conseguiu o apoio dos jornalistas que estavam aderindo à paralisação. Após a greve promoveu junto com Adolpho Bloch uma reformulação da emissora, fazendo com que ela novamente brigasse pela pelos primeiros lugares de audiência. Preocupou-se em dar maior credibilidade e dinamismo a jornalismo da Rede Manchete. Inclusive modificou o nome do Jornal da Manchete-Segunda Edição para Edição Nacional (em 1994). Notícia publicada no site do Jornal do Brasil no dia 05/09/2008 (http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/09/05/e050910353.html), com reportagem e texto de Marcello Victor e com informações de Bruno Fogão RJ

Por Bruno Fogão RJ, em 17/09/2008

leia também sobre Trajetoria da Manchete

artigos

ver todos