pra sempre no ar

Pantanal

Livro da Coleção Aplauso sobre a Rede Manchete traz bastidores da novela Pantanal

17/09/2008 por Bruno Fogão RJ
Logotipo No livro da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o pesquisador Elmo Francfort analisa em detalhes cada programa da emissora, inclusive da novela Pantanal, que está sendo exibida pelo SBT desde segunda-feira, dia 9 de junho.

Considerada um marco na história das telenovelas brasileiras, a novela Pantanal (1990), o maior sucesso da extinta Rede Manchete, está novamente no ar, com exibição pelo SBT. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Pantanal ficou conhecida como a novela que mudou a história da televisão brasileira ao ser a primeira a ultrapassar a audiência da Rede Globo, marcando 40 pontos em cima da programação global. Detalhes sobre os bastidores da novela e dos outros programas da Manchete estão no livro Rede Manchete: Aconteceu, Virou História, de Elmo Francfort, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo pela Coleção Aplauso.

Para escrever o livro, Elmo Francfort, que é hoje responsável pelo departamento histórico do Museu da Televisão, entrevistou mais de 100 ex-funcionários da rede. Além de muita informação, Francfort analisa em detalhe cada programa da emissora, da qual foi espectador assíduo. ?A Manchete contribuiu para o desenvolvimento da televisão no Brasil e estabeleceu um novo paradigma, provando que não só os programas populares dão audiência, que uma TV de classe também pode conquistar os espectadores e divulgar a nossa cultura?, afirma o autor.

Considerada pelo autor como um patrimônio da teledramaturgia, Elmo destaca toda a trajetória da novela, antes e depois de ir ao ar, as curiosidades sobre a acirrada rivalidade entre Rede Manchete e Rede Globo durante a primeira exibição de Pantanal, além de fazer uma análise sobre o impacto da novela na história da televisão brasileira.

Pantanal quase virou uma produção global, relembra o autor. Antes de 1990, a obra foi oferecida por Benedito Ruy Barbosa várias vezes à Globo até que a Rede Manchete interessou-se pela trama e obteve com ela uma enorme repercussão: 40 pontos diários no Ibope. Além disso, a Manchete trouxe consigo um grande número de atores globais, como Cláudio Marzo, Cássia Kiss, entre outros e lançou revelações da teledramaturgia brasileira, como Cristiana Oliveira e Marcos Winter.

Para Elmo, a novela poderá trazer à nova detentora dos direitos um considerável crescimento na audiência por se tratar de ?uma trama diferenciada, com personagens e histórias fortes, cenas exuberantes e, digamos, uma pitada de erotismo?. Material disponível no site www.redemanchete.com.br

 
espalhe:
comentários
publicidade
fotos de 'Pantanal'
  •  Capa da Revista Manchete(Ediçao 2018 de 15/12/1990), trazendo em reportagem especial as atrizes da novela Pantanal: Jussara Freire(Filo), Luciene Adami(Guta) e Giovanna Gold(Zefa), que falam sobre o final da trama.
  •  Cenas sequencias que encerraram o ultimo capitulo da novela Pantanal, exibido no dia 10/12/1990.
  • Capa do disco da novela
  • capa da segunda trilha sonora
  • Cena de Pantanal - 1990
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=