Rede Manchete

Pantanal

Livro da Coleção Aplauso sobre a Rede Manchete traz bastidores da novela Pantanal

Logotipo
Logotipo
No livro da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o pesquisador Elmo Francfort analisa em detalhes cada programa da emissora, inclusive da novela Pantanal, que está sendo exibida pelo SBT desde segunda-feira, dia 9 de junho.

Considerada um marco na história das telenovelas brasileiras, a novela Pantanal (1990), o maior sucesso da extinta Rede Manchete, está novamente no ar, com exibição pelo SBT. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Pantanal ficou conhecida como a novela que mudou a história da televisão brasileira ao ser a primeira a ultrapassar a audiência da Rede Globo, marcando 40 pontos em cima da programação global. Detalhes sobre os bastidores da novela e dos outros programas da Manchete estão no livro Rede Manchete: Aconteceu, Virou História, de Elmo Francfort, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo pela Coleção Aplauso.

Para escrever o livro, Elmo Francfort, que é hoje responsável pelo departamento histórico do Museu da Televisão, entrevistou mais de 100 ex-funcionários da rede. Além de muita informação, Francfort analisa em detalhe cada programa da emissora, da qual foi espectador assíduo. ?A Manchete contribuiu para o desenvolvimento da televisão no Brasil e estabeleceu um novo paradigma, provando que não só os programas populares dão audiência, que uma TV de classe também pode conquistar os espectadores e divulgar a nossa cultura?, afirma o autor.

Considerada pelo autor como um patrimônio da teledramaturgia, Elmo destaca toda a trajetória da novela, antes e depois de ir ao ar, as curiosidades sobre a acirrada rivalidade entre Rede Manchete e Rede Globo durante a primeira exibição de Pantanal, além de fazer uma análise sobre o impacto da novela na história da televisão brasileira.

Pantanal quase virou uma produção global, relembra o autor. Antes de 1990, a obra foi oferecida por Benedito Ruy Barbosa várias vezes à Globo até que a Rede Manchete interessou-se pela trama e obteve com ela uma enorme repercussão: 40 pontos diários no Ibope. Além disso, a Manchete trouxe consigo um grande número de atores globais, como Cláudio Marzo, Cássia Kiss, entre outros e lançou revelações da teledramaturgia brasileira, como Cristiana Oliveira e Marcos Winter.

Para Elmo, a novela poderá trazer à nova detentora dos direitos um considerável crescimento na audiência por se tratar de ?uma trama diferenciada, com personagens e histórias fortes, cenas exuberantes e, digamos, uma pitada de erotismo?. Material disponível no site www.redemanchete.com.br

leia também sobre Pantanal

artigos

ver todos