Xica da Silva

A história de Xica da Silva

11/04/2005 por Diogo Montano
Xica da Silva(Tais Araujo) e Joao Fernandes(Victor Vagner) nos bastidores da primeira fase da novela.

Xica da silva contou a história de uma escrava que virou rainha em pleno século XVIII. Atrevida e muito inteligente, Xica conquistou um marido rico, deixou de ser escrava e escandalizou a sociedade hipócrita de sua época, movida pela cobiça do diamante.


A história se passa na região do Arraial do Tijuco, em Minas Gerais, que depois se chamaria Diamantina. Xica, vivida por Taís Araújo, e Quiloa (Mauricio Gonçalves), dois escravos cansados dos mandos e desmandos de seu dono, o então contratador do Arraial do Tijuco, forjam um plano para roubar os diamantes extraídos da região, que o contratador guardava dentro de casa . O plano tem sucesso e, arruinado, o casal é preso pela Coroa de Portugal, perdendo suas propriedades e deixando, para trás seus três filhos, entre eles, a traumatizada Clara, vivida por Adriane Galisteu e Martin, personagem de Murilo Rosa.

Com todo o dinheiro em mãos e, para não levantar suspeitas, o casal decide esconder a caixa recheada de diamantes dabaixo da terra, para que, no futuro, tivessem dinheiro suficiente para comprar suas cartas de alforria.

Com a prisão do Contratador, Xica é vendida para o sargento-mor Cabral (Carlos Alberto), pai de Violante (Drica Moraes). Quiloa consegue fugir para o quilombo.

Na casa do sargento-mor, Xica conheceria o novo Contratador da Região, João Fernandes (Victor Wagner). Prometido a casar-se com Violante, o moço se encanta pela escrava e resolve comprá-la. Não querendo desagradar o contratador, Cabral vende a negra. Xica ficou pouco tempo na casa do sargento-mor, mas foi suficiente para que ele a violentasse sexualmente, tirando sua virgindade.

Convivendo com o Contratador, Xica desenvolveria ainda mais a paixão do rapaz. Depois de muito brigar com Violante, ele resolve desfazer o noivado e admitir publicamente sua paixão pela escrava. Esperta e decidida, Xica, desalforriada, se mune dos maiores luxos possíveis, com direito a um mar dentro de sua fazenda com um navio, além de possuir nada mais que sete mucamas.

Xica da Silva transformou-se numa verdadeira rainha, sempre esnobando a nobreza que antes a chicoteoava. Mesmo descriminada pela maioria, sempre foi dotada do dom de ajudar aos amigos. Apaixonada pelo marido, estava disposta a defender sua relação com unhas e dentes, inclusive batendo de frente com Violante, que a infernizava constantemente, demonstrando seu amor doentio pelo contratador. Para destruir Xica, utilizou inclusive técnicas de bruxaria, sendo apoiada pela bruxa benvinda, avó de Zé Maria e vivida por Míriam Pires.


Maria das Dores, vivida por Carla Regina e filha do Capitão-mor, interpretado pelo cantor Eduardo Dusek, fora prometida para Martin, filho mais velho do antigo contratador. Quando Matin perdeu tudo o que tinha e seus pais fugiram do Arraial, o capitão-mor proibiu seu casamento com Das Dores. Apaixonado, o casal passa, ao longo da história, as maiores dificuldades para conseguirem se encontrar. Das Dores é então prometida para o Capitão-do-Mato Jacobino (Haroldo de Oliveira) e é forçada a casar-se com ele. Apaixonados, Martin e das Dores resovem fugir, e ajudados por Xica Da Silva tiveram que se virar para não serem encontrados.


Acusada de bruxaria, por armação de Violante, Xica é presa e julgada à fogueira pela Igreja. Para libertar Xica, o contratador casa-se com Violante, que, influente, retira as acusações, libertando a ex-escrava. João Fernandes e Violante viajam para Portugal, separando assim o contratador de sua amada. Os dois se casam ,asm logo após a cerimônia, João Fernandes abandona Violante em seu Castelo e vem rever Xica no Brasil.


Violante se casa, mas logo depois, é largada pelo contratador. A moça corre atrás dele, mas fica sozinha e louca em seu castelo.


Na última cena da novela, Xica(Zezé Mota) aparece no casamento de sua filha (Taís Araújo), celebrado pelo seu filho mais velho(Ademir Zenyor), relembrando suas emoções com o contratador.


 
espalhe:
comentários
publicidade
fotos de 'Xica'
  • Xica da Silva (Tais Araujo)
  • Xica da Silva
  • O arraial para ao som do tambor de 'Xica da Silva' (Taís Araújo e ao fundo dragões) 'Xica da Silva' 1996/1997
  • Xica da Silva(Tais Araujo) e Joao Fernandes(Victor Vagner) nos bastidores da primeira fase da novela.
  • A atriz italiana Cicciolina participou da novela
  • Xica da Silva - 1996
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem somos | Regras | Fale Conosco
 
Parceiros » Tudo Saber Tudo Saber | Moda Com Você Moda | Saúde & Corpo border= Saúde & Corpo | Tudo Saber Jogos Tech | Receitas Com Você Receitas | Aluguel Temporada Rio Aluguel Temporada
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=