Rede Manchete

Clodovil Abre o Jogo

Morre Clodovil Hernandes, figura marcante na Rede Manchete

Por Bruno Fogão RJ, em 21/02/2009
Clodovil abre o Jogo - No endereço nota-se que IBF havia passado a Manchete para São Paulo - 1992
Clodovil abre o Jogo - No endereço nota-se que IBF havia passado a Manchete para São Paulo - 1992
Morreu nesta terça-feira (17/3), em Brasília (DF), o estilista, apresentador e deputado federal Clodovil Hernandes, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral).

Clodovil ficou conhecido nos anos 60, quando despontou como requisitado estilista de alta costura. Sua primeira aparição relevante na TV foi em 1976. Ele ganhou o prêmio máximo no 8 ou 800?, programa de perguntas e respostas da Globo apresentado pelo ator Paulo Gracindo.

A carreira como apresentador começou na década de 80. Falando sobre moda e desenhando vestidos, Clodovil participou do matutino TV Mulher, também da Globo. Revolucionário, o programa discutia assuntos femininos que não eram abordados na televisão - como o orgasmo - em plena Ditadura Militar.

Também foi no TV Mulher que Clodovil ficou conhecido por seu caráter polemizador. Durante uma das edições, ele abandonou o programa em pleno ar, protestando contra a apresentadora Marília Gabriela.

Depois da Globo, Clodovil passou pela Rede Manchete, apresentando os programas Clô para os Íntimos, e Clodovil Abre o Jogo (inclusive no momento de transição da administração Bloch para a IBF e depois na volta para a Bloch).

Na Band aprsentou (Programa Clodovil, Clodovil Soft) e Gazeta (Mulheres). Nesta última emissora, nova polêmica. Clodovil vivia criticando sua colega de palco, Christina Rocha. Em uma das edições, soltou: ?vou me afogar nas águas sujas do Tietê se tiver que continuar ao lado dessa mulher?. Acabou demitido.

Em 2003, Clodovil desembarcou na RedeTV!, onde comandou o programa A Casa é Sua até o ano seguinte. Foi um dos períodos mais conturbados do apresentador durante sua carreira na TV.

Teve que pagar indenização por danos morais à vereadora paulistana Claudete Alves, por chamá-la de ?macaca de tailleur metida a besta?. Recebeu advertências por criticar a RedeTV! e alguns de seus contratados durante o programa. Foi perseguido pelos humoristas do Pânico na TV. Até que um dia abandonou a atração vespertina em pleno ar e acabou demitido.

Seu último trabalho como apresentador foi no comando do talk show Por Excelência, da extinta TV JB.

Notícia disponível em: http://www.poltrona.tv/morre-o-apresentador-clodovil-hernandes/
Por Bruno Fogão RJ, em 21/02/2009

artigos

ver todos