pra sempre no ar

Pantanal

Pantanal leva a Manchete ao auge

11/04/2005 por Diogo Montano

Abertura de Pantanal
Pantanal foi o maior sucesso da Rede Manchete e uma das mais marcantes novelas da TV Brasileira. Sua elevada audiência levou a emissora dos Blochs ao primeiro lugar absoluto no horário, ameaçou as concorrentes e fez tremer as bases da Rede Globo.

Carlos Alberto de Nóbrega, do SBT, revelou que seu programa "A Praça é nossa" "nunca mais atingiu a marca dos 30 pontos de audiência depois da estréia de Pantanal".

A novela foi ao ar de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, às 21h30. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, com direção geral de Jayme Monjardim.


O INÍCIO DO PROJETO

Depois de sucessivas tentativas de emplacar a novela baseada no Pantanal matogrossensse na TV Globo, onde fora responsável por vários sucessos anteriormente, Benedito Ruy Barbosa trocou a líder por sua maior concorrente no ramo da dramaturgia: A TV Manchete. Jayme Monjardim, então Diretor de dramaturgia da emissora de Adolpho Bloch, acertou o contrato com o autor, sob a promessa de enfim realizar sua tão sonhada trama.

Inicialmente Adolpho Bloch pensava em lançar a novela na faixa das 19hs. Porém, o projeto foi modificado e ficou resolvido que Pantanal substituiria "Kananga do Japão", às 21h30.


A ESTRÉIA

A ameaça representada por Pantanal vira Manchete pelo Brasil
A novela estreou no dia de 27 de março de 1990 e impressionou o público e principalmente a concorrência. Seus capítulos recheados com cenas da natureza pantaneira, até então pouco explorada na TV, e de erotismo, causou um pânico na TV Globo até então líder absoluta no horário. A emissora dos Marinho chegou a lançar a novela "Araponga" no horário das 22hs protagonizada por Tarcísio Meira, como uma tentativa de bater a superprodução da Rede Manchete. Pantanal atigiu médias de mais de 40 pontos, uma marca até então só atingida pela TV Globo.

Pantanal foi também um pacote de revelações, entre eles Cristiana Oliveira, Marcos Winter, Marcos Palmeira, Rômulo Arantes e Carolina Ferraz. Pantanal também veio recheada de atores renomados como Claudio Marzo, Natália Thimberg, Jussara Freire, Cássia Kiss, Rosamaria Murtinho, Tarcísio Filho, Ângela Leal, Sérgio Brito, Ítala Nandi e muitos outros.

O contato direto dos jovens com a natureza proporcionou cenas de rara beleza e fantasia. O Pantanal, até então quase desconhecido por todos, passou a ser explorado constantemente por documentários e, além disso, o Turismo à região cresceu como nunca.

A novela ainda rendeu duas reprises. Uma em 1992, e outra em 1998 (quando a Manchete foi vendida para a RedeTV!).


 
espalhe:
comentários
publicidade
fotos de 'Pantanal'
  • Maria Marruá entra em trabalho de parto (Cássia Kiss) 'Pantanal' 1990
  • Maria Bruaca (Ângela Leal) 'Pantanal' 1990
  • A ameaça representada por Pantanal vira Manchete no Brasil.
  • Anuncio na Revista Manchete - O Último, Reexibição de Pantanal em 1999
  •  Capa da Revista Manchete(Ediçao 2018 de 15/12/1990), trazendo em reportagem especial as atrizes da novela Pantanal: Jussara Freire(Filo), Luciene Adami(Guta) e Giovanna Gold(Zefa), que falam sobre o final da trama.
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=