pra sempre no ar

Dona Beija

Polêmica: SBT compra briga com artistas por reprisar Dona Beija

03/05/2009 por Guilherme Barbosa
Dona Beja em Ação

Em mais uma estratégia, Silvio Santos tirou da gaveta a novela Dona Beija, produzida e exibida pela extinta TV Manchete, em 1986. Mesmo sem alarde em torno de seu lançamento, a novela já marca 5 pontos de audiência - 2 a menos que a estreia de Pantanal. Porém, assim como a antecessora, a reprise pode crescer no Ibope, já que Pantanal posteriormente chegou a dar 17 pontos.

A trama, escrita e dirigida pelos já falecidos Wilson Aguiar Filho e Herval Rossano, respectivamente, vem sendo apresentada desde a última segunda-feira (6). Porém, ao contrário do que pensa o público, a reexibição não está agradando o elenco.

Gracindo Jr., por exemplo, intérprete do protagonista Antônio Sampaio, diz ter ficado surpreso com a reexibição. O ator afirma que ele e seus colegas de equipe não foram comunicados pelo SBT sobre a possibilidade da trama ser exibida no canal. Ao saber que o folhetim já estava no ar, Gracindo acionou imediatamente seu advogado.

“Fiquei muito surpreso, quando amigos me deram a notícia. Ninguém me procurou para saber minha opinião. Então, meu advogado sugeriu que eu conversasse com outros atores, para abrirmos uma ação conjunta. E é o que tentaremos fazer”, explica.

O ator, que acompanhou de longe a briga do autor Benedito Ruy Barbosa e de alguns atores de Pantanal - eles brigaram na Justiça contra a reprise da trama pelo SBT, ocorrida no ano passado -, garante que não aceitará um simples acordo. Ele alega ter assinado autorização para que a trama fosse reprisada na TV Manchete, não por outra emissora.

“Há 23 anos, fechei contrato com a Manchete para fazer essa novela e não com o SBT. Portanto, não aceitarei receber um cachê por reexibição. Precisamos renegociar o uso de imagem. O que fizeram com o elenco de Pantanal foi uma piada”.

Ao saber, através de O Fuxico, que Dona Beija já estava no ar, Mayara Magri, que também está no elenco, ficou bastante surpresa. A atriz, que foi casada com o diretor da novela, Herval Rossano, conta que foi procurada por um representante do SBT em meados de 2008, mas não assinou nenhuma autorização.

“Eles apenas me indagaram se eu permitiria a reexibição da novela e prometeram enviar um termo de autorização para eu assinar, mas isso não aconteceu. Estou surpresa que a novela já esteja no ar. Agora, espero que a emissora me procure o quanto antes”, enfatiza.

A mesma postura firme foi adotada por Maitê Proença, protagonista de Dona Beija. Ela, que contou à colunista de O Globo, Patrícia Kogut, que o SBT tentou fazer um acordo, não concorda em ver sua imagem exibida sem sua autorização. Vale lembrar que, na ocasião, Maitê fez muitas cenas de nudez.


“Botaram a novela no ar sem avisar o elenco e o próprio público. Não houve chamada na tevê, informando que Dona Beija seria reprisada. Sei que o material que a Manchete tinha estava guardado nos porões da emissora, de qualquer jeito. Imagino que já estejam deterioradas. Não sei que Dona Beija é essa que eles vão exibir. Acho que vão ter de reeditar muita coisa e só Deus sabe como eles vão fazer isso! Aliás, esse foi um dos motivos para eu não autorizar”, comentou a atriz.

Defesa do SBT: A final de cada capítulo de Dona Beija, o SBT exibe um comunicado dizendo que os direitos da obra foram adquiridos legalmente. No mesmo, é avisado que o interessados em receber seus cachês entrem em contato com a emissora.


 
espalhe:
comentários
publicidade
fotos de 'Dona'
  • Maite Proença, vestida como ?Dona Beija? participou da festa dos 13 anos da TV Manchete em 1996.
  • Capa do Disco de Dona Beija
  • Paixão, ódio e desespero - Anúncio da novela 'Dona Beija' numa das revistas Manchete da época
  • Dona Beija em seus famosos banhos de cachoeira
  • Mucama e Beija (Maitê Proença)'Dona Beija' 1986
  • Dona Beija cavalgando nua
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=