Rede Manchete

Dona Beija

Polêmica: SBT compra briga com artistas por reprisar Dona Beija

Por Guilherme Barbosa, em 03/05/2009
Dona Beja em Ação
Dona Beja em Ação

Em mais uma estratégia, Silvio Santos tirou da gaveta a novela Dona Beija, produzida e exibida pela extinta TV Manchete, em 1986. Mesmo sem alarde em torno de seu lançamento, a novela já marca 5 pontos de audiência - 2 a menos que a estreia de Pantanal. Porém, assim como a antecessora, a reprise pode crescer no Ibope, já que Pantanal posteriormente chegou a dar 17 pontos.

A trama, escrita e dirigida pelos já falecidos Wilson Aguiar Filho e Herval Rossano, respectivamente, vem sendo apresentada desde a última segunda-feira (6). Porém, ao contrário do que pensa o público, a reexibição não está agradando o elenco.

Gracindo Jr., por exemplo, intérprete do protagonista Antônio Sampaio, diz ter ficado surpreso com a reexibição. O ator afirma que ele e seus colegas de equipe não foram comunicados pelo SBT sobre a possibilidade da trama ser exibida no canal. Ao saber que o folhetim já estava no ar, Gracindo acionou imediatamente seu advogado.

“Fiquei muito surpreso, quando amigos me deram a notícia. Ninguém me procurou para saber minha opinião. Então, meu advogado sugeriu que eu conversasse com outros atores, para abrirmos uma ação conjunta. E é o que tentaremos fazer”, explica.

O ator, que acompanhou de longe a briga do autor Benedito Ruy Barbosa e de alguns atores de Pantanal - eles brigaram na Justiça contra a reprise da trama pelo SBT, ocorrida no ano passado -, garante que não aceitará um simples acordo. Ele alega ter assinado autorização para que a trama fosse reprisada na TV Manchete, não por outra emissora.

“Há 23 anos, fechei contrato com a Manchete para fazer essa novela e não com o SBT. Portanto, não aceitarei receber um cachê por reexibição. Precisamos renegociar o uso de imagem. O que fizeram com o elenco de Pantanal foi uma piada”.

Ao saber, através de O Fuxico, que Dona Beija já estava no ar, Mayara Magri, que também está no elenco, ficou bastante surpresa. A atriz, que foi casada com o diretor da novela, Herval Rossano, conta que foi procurada por um representante do SBT em meados de 2008, mas não assinou nenhuma autorização.

“Eles apenas me indagaram se eu permitiria a reexibição da novela e prometeram enviar um termo de autorização para eu assinar, mas isso não aconteceu. Estou surpresa que a novela já esteja no ar. Agora, espero que a emissora me procure o quanto antes”, enfatiza.

A mesma postura firme foi adotada por Maitê Proença, protagonista de Dona Beija. Ela, que contou à colunista de O Globo, Patrícia Kogut, que o SBT tentou fazer um acordo, não concorda em ver sua imagem exibida sem sua autorização. Vale lembrar que, na ocasião, Maitê fez muitas cenas de nudez.


“Botaram a novela no ar sem avisar o elenco e o próprio público. Não houve chamada na tevê, informando que Dona Beija seria reprisada. Sei que o material que a Manchete tinha estava guardado nos porões da emissora, de qualquer jeito. Imagino que já estejam deterioradas. Não sei que Dona Beija é essa que eles vão exibir. Acho que vão ter de reeditar muita coisa e só Deus sabe como eles vão fazer isso! Aliás, esse foi um dos motivos para eu não autorizar”, comentou a atriz.

Defesa do SBT: A final de cada capítulo de Dona Beija, o SBT exibe um comunicado dizendo que os direitos da obra foram adquiridos legalmente. No mesmo, é avisado que o interessados em receber seus cachês entrem em contato com a emissora.

Por Guilherme Barbosa, em 03/05/2009

leia também sobre Dona Beija

artigos

ver todos