Rede Manchete

Trajetoria da Manchete

Inauguração em 1983

Por Guilherme Barbosa, em 17/05/2009
Clip de Abertura 1983
Clip de Abertura 1983
Quase dois anos depois das concessões, a Rede Manchete foi ao ar pontualmente às 19h do domingo, no dia 5 de junho de 1983, contando com um investimento inicial na casa dos US$ 50 milhões de dólares, um investimento altíssimo para a época. Logo na estréia, a Rede Manchete chegou com grandes inovações. Foi colocada no ar uma contagem regressiva futurística de 8 segundos para o discurso no ar de Adolpho Bloch no cenário do jornalismo da emissora. Em seguida, apareceu a mensagem em que oficializava a entrada do ar a rede e a primeira afiliada: a TV Pampa, de Porto Alegre, onde contava com várias "emissoras gêmeas" da mesma TV no interior do estado do Rio Grande do Sul. Em seguida, foi ao ar uma moderna vinheta, um clipe onde uma nave, representada pelo "M" (logotipo da emissora), sobrevoava as principais cidades brasileiras e aterrissava no alto do prédio da Rua do Russel, no Rio de Janeiro, local da emissora. A moderna vinheta permaneceu no ar durante os 16 anos da emissora, a mais longa vinheta de uma televisão brasileira e também do mundo.

No dia da inauguração da Manchete, era possível ler os lábios de Adolpho Bloch perguntando: "Cadê o Som?". Depois do imprevisto que atrasou em quatro minutos a inauguração da emissora, o presidente da emissora, Adolpho Bloch, disse: "São coisas eletrônicas, uma pecinha só e pronto!".

A emissora carioca tinha como sua cabeça de rede no Rio de Janeiro e era sediada num majestoso prédio, arquitetado por Oscar Niemeyer, na Rua do Russel, 744-766-804, no bairro da Glória (Zona Sul do Rio de Janeiro). Em 1990, a emissora inaugura sua nova sede em São Paulo, que era nos bairros do Sumaré (antena transmissora) e Casa Verde (Zona Norte), na Av. Prof. Ida Kolb, 551.

O primeiro programa a ser exibido foi um show denominado "Mundo Mágico", contando com a participação de diversos conjuntos musicais e artistas, com várias atrações, dentre elas o recente grupo musical Roupa Nova, que foi transmitido ao vivo. A audiência chegou a incomodar o jornalístico "Fantástico", exibido pela Rede Globo. Depois do show, a Rede Manchete colocava no ar o primeiro filme exibido em sua história o filme inédito "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", de Steven Spielberg, que colocou a emissora na liderança em audiência, alcançando 27% contra 12% registrados pela Rede Globo na capital carioca. Isso acabou assustando um pouco as outras emissoras.

Entrava no ar o "Clube da Criança", revelando a apresentadora infantil, modelo e manequim Xuxa. Houve naquela época uma grande polêmica sobre a Xuxa, que pousou nua em várias revistas masculina, a última foi poucos meses antes de estrear como apresentadora infantil. Xuxa permaneceria à frente da atração até ser contratada pela Rede Globo em 1986.

Foi adotado o primeiro slogan "Televisão de Primeira Classe" e dentre os programas que ganharam destaque nos primeiros meses de transmissão Manchete foram: "Conexão Internacional", com Roberto D'Ávila; "Bar Academia", com Walmor Chagas; "Persona"; "Um Toque de Classe", com grandes nomes da música erudita nacional; "Bar Academia"; "Xingu"; "Concertos de Ópera" e o "Jornal da Manchete", telejornal exibido em horário nobre. O primeiro diretor de programação foi Rubens Furtado e o segundo foi Kendey Araújo.

A rede tenta com uma programação de alto nível, com documentários, jornalismo e programas de entrevistas.


Baseado no site Rede Manchete - Uma História de Sucesso, escrito por Diogo Montano: www.redemanchete.net/historia
Por Guilherme Barbosa, em 17/05/2009

leia também sobre Trajetoria da Manchete

artigos

ver todos