Rede Manchete

Trajetoria da Manchete

1991-1992: Era do Grupo IBF

Logomarca interprogramas de 1992
Logomarca interprogramas de 1992
Em 1991, o "Cinema Nacional" ganhou destaque na programação. No mesmo ano, o diretor Jayme Monjardim reúne com todos os representantes das emissoras afiliadas da rede para anunciar a nova programação visual da Manchete, acompanhada por novos programas.

A Manchete começa a investir milhões de dólares na nova novela "Amazônia", que no fim foi um fracasso de audiência (apenas 2 pontos), por causa disso, no fim desse ano, a Manchete entrou em grave crise econômica (a causa principal conhecida foi o altíssimo investimento na novela, que acabou em prejuízo estrondoso). A nova programação visual prometida pelo Monjardim não dá certo e é demitido pelo Pedro Kapeller, provocando a crise. Neste ano também a Rede Manchete deixava de ser vice-líder de audiência, após perder a posição ao SBT, ficando em terceira colocada.

Com o agravamento da crise no início de 1992, Adolpho Bloch começou a procurar um comprador para a emissora. Entra no ar "Almanaque", programa de variedades apresentado por César Filho e Tânia Rodrigues.

O Grupo IBF (Indústria Brasileira de Formulários), presidida pelo empresário Hamilton Lucas de Oliveira, se ofereceu para cuidar da emissora. A rede começa a ser negociada com o Grupo IBF, que fez fortuna com a impressão de raspadinhas. Em maio, concretizava-se a venda da Rede Manchete de Televisão para o Grupo IBF, 670 funcionários foram demitidos e a base de operações foi transferida para São Paulo. No mês seguinte era oficializada a venda para o IBF, até a Bloch Editores se reestabilizar em 1994, quando o grupo voltaria ao controle da emissora.

Já na nova administração estréia, com apresentação de Clodovil Hernandez, o programa "Clodovil Abre o Jogo". Com a saída do "Documento Especial: Televisão Verdade" (que foi para o SBT) foi criada o "Manchete Especial: Documento Verdade", com apresentação de Henrique Martins, para sanar a perda do programa.

Em julho, a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos, realizado em Barcelona.

A emissora faz cobertura nas denúncias que levaram o impeachment ao Presidente da República Fernando Collor, entre abril a dezembro.


Baseado no site Rede Manchete - Uma História de Sucesso, escrito por Diogo Montano: www.redemanchete.net/historia
Por Guilherme Barbosa, em 17/05/2009

leia também sobre Trajetoria da Manchete

artigos

ver todos