pra sempre no ar

Ana Raio e Ze Trovao

SBT vai reexibir Ana Raio e Zé Trovão

05/06/2010 por Diogo Montano
Ingra Liberato e Almir Sater, em anúncio promocional da novela

A partir de segunda, 07 de junho, às 22h15, o SBT reestréia "A História de Ana Raio e Zé Trovão", produzida e exibida pela Rede Manchete entre 1991 e 1992. A medida tem por objetivo frear o crescimento da TV Bandeirantes no horário nobre, que desde a estréia de sua nova programação, tem ultrapassado a emissora de Silvio Santos no horário nobre com frequência.

Chamada de estréia anunciando o elenco da novela, veiculada pelo SBT

Primeira chamada do SBT sobre a reestréia da novela

A novela foi adquirida pelo SBT através da JPO Produções, que arrematou as novelas do acervo da Manchete no leilão da massa falida da emissora. Em 2008 a emissora reexibiu Pantanal no horário nobre, e conseguiu altos índices de audiência, batendo a Record e reconquistando a vice-liderança no horário. Em 2009 o SBT decidiu reprisar Dona Beija, produção da Manchete de 1986, mas que não repetiu o sucesso de audiência de Pantanal. Na época, as maiores apostas iam em direção a reprise de Ana Raio e Zé Trovão, mas surpreendentemente, a emissora optou por reexibir "Beija".

Este ano o SBT viu seu terceiro lugar ameaçado pelo crescimento consistente de audiência da TV Bandeirantes. Como uma estratégia de emergência, Silvio Santos determinou a reexibição de "Ana Raio" na faixa das 10 da noite. Com a medida, a emissora pretende aumentar a média de audiência do horário nobre, mas especialistas olham com ceticismo o sucesso desta estratégia.

Além do fato da novela, na época de sua exibição original, não ter repetido o sucesso da antecessora Pantanal, "Ana Raio" vai ter que driblar a falta de qualidade de suas imagens. O arquivo está em piores condições que o acervo de Pantanal, porque as fitas originais da novela teriam se perdido durante uma das diversas confusões envolvendo a troca de comando da extinta Manchete. O arquivo que o SBT possui seria uma réplica com pior qualidade, e para piorar, assim como todo o acervo da TV Manchete, as fitas deixaram de ser armazenadas em condições ideais desde a falência da Bloch Editores, em 2000.

CONFIRA TUDO SOBRE A HISTÓRIA DE ANA RAIO E ZÉ TROVÃO

Em sua versão original, a novela ficou quase 1 ano no ar, percorreu mais de 16 mil quilômetros, e exibiu um Brasil até então pouco conhecido. Mostrando a rotina das caravanas de rodeios, a estória viajava pelo país, sendo incrementada com diferentes personagens a cada nova "parada". Desta forma, "Ana Raio e Zé Trovão" era recheada de tramas paralelas que não eram exatamente essenciais para a condução da estória central, dando à novela características de seriado. A trama só terminou quando uma ordem da cúpula da Manchete ordenou o fim das gravações simplesmente porque o dinheiro tinha "acabado".

Sendo a sucessora do estrondoso sucesso Pantanal, que atingiu audiência superior a 40 pontos e deixou a Globo em segundo lugar, seu desempenho frustou as expectativas. No entando a novela ainda assim foi considerada um sucesso, pois manteve a Manchete na vice-liderança com média de 16 pontos, ainda muito alta para uma novela fora da Globo.

VEJA VÍDEOS, FOTOS E ARTIGOS DA NOVELA

 

 
espalhe:
leia também sobre Ana Raio e Ze Trovao
comentários
publicidade
fotos de 'Ana'
  • Ana Raio e Zé Trovão - 1990/1991
  • Os telespectadores aguardam anciosos pela reprise de A História de Ana Raio e Zé Trovão no SBT.
  • Zé Trovão e Ana Raio (Almir Sater e Ingra Liberato) 'A História de Ana Raio e Zé Trovão' 1990
  • Ana Raio e Zé Trovão (Ingra Liberato e Almir Sater) 'A História de Ana Raio e Zé Trovão' 1990
  • A História de Ana Raio e Zé Trovão - 1990 - Trecho da Vinheta
  • No quarto da fazenda (detalhe: inovação na iluminação, de fora para dentro) 'A História de Ana Raio e Zé Trovão' 1990
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=