Rede Manchete

Domingo Total

Domingo Total

Em janeiro de 1998, Homero Salles deixa a Manchete e, em 5 de março de 1998, entra no ar o Domingo Total: uma nova maratona comandada diretamente do auditório paulista da TV Manchete e que era resultado de uma parceria entre a emissora e a TV Ômega (que hoje é a proprietária da RedeTV!).

Ao contrário do Domingo Milionário, que entrava no ar às 11h45min, esse novo programa começava às 12h30min (depois do musical Mexe Brasil) e marcava a volta, depois de dois anos, de Sérgio Mallandro à TV com a Festa do Mallandro, seguida do Otávio Mesquita Invade e da Chance de Ouro (cujo formato foi adquirido nos Estados Unidos da Jonathan Goodson Productions, uma empresa ligada à Paramount). Em maio, outro quadro foi lançado: o romântico Encontro Marcado com Virgínia Nowick (que também comandava, junto com Otávio Mesquita, a Chance de Ouro).

No Domingo Total, o telefone continuou o mesmo (0900 70 70 70), mas o preço da ligação subiu: de R$ 3,00 para R$ 3,95. Dirigida por Hélio Vargas, a atração também era diferente no quesito cenário, visto que todos os quadros utilizavam apenas um ambiente projetado por Cyro del Nero (evitando, assim, os “problemas de logística” falados anteriormente).

Entre todas as atrações, os telespectadores, através do telefone, concorriam a diversos prêmios em brincadeiras comandadas por Mauro Zukerman. Com passagens pelo SBT (onde participou do Programa Silvio Santos e do jornal 24 Horas) e Bandeirantes (apresentando o Martelo de Ouro), Zukerman hoje é um leiloeiro importante (comanda, desde 1986, a Zukerman Leilões) e empresta sua voz ao gameshow “O Jogador” da TV Record.

Mesmo alcançando índices muito expressívos de audiência (e, inclusive, a vice-liderança), o Domingo Total também enfrentou problemas com a crítica e com faturamento e que, agravados pela crise que se instalou na Manchete no final de 1998, levaram o programa a sair do ar, sendo substituído pelo Festival Manchete de Cinema (composto pela apresentação de uma seqüência de filmes antigos).

Otávio Mesquita se despede do Domingo Total
Em outubro de 1998, algumas semanas antes do fim do Domingo Total, Otávio Mesquita havia acertado o seu retorno ao SBT. Ao final do seu último Otávio Mesquita Invade, após reprisar diversas matérias que fizeram sucesso na atração, o apresentador saiu do palco, foi em direção à platéia e se posicionou ao lado de uma das famosas (e grandes) câmeras do estúdio e que tinha, colada em sua lateral, a marca da Rede Manchete. Nesse instante, Mesquita começou a recordar o seu começo de carreira como apresentador (com o Perfil, que foi lançado na Manchete) e a dizer o quanto ele era grato àquela casa que o lançou e que ele torcia muito para que a emissora crescesse e mantivesse a sua qualidade. Chorando muito, Mesquita se despedia dos telespectadores da emissora dos Bloch antecipando um pouco da crise que se aproximava.


Fonte: Fernando Morgado
http://televisionado.wordpress.com/2008/12/19/domingo-milionario-domingo-total-os-ultimos-domingos-da-rede-manchete/

Por Diogo Montano, em 26/10/2010

artigos

ver todos