Rede Manchete

Mandacaru

Sobre Mandacaru

Por Diogo Montano, em 11/04/2005

Mandacaru estreou no dia 18 de agosto de 1997. A história era baseada na vida do sertão nordestino e nas aventuras dos cangaceiros. Contando com boa parte do elenco de Xica da Silva, não conseguiu atingir o sucesso da anterior, atingindo uma média de 7 pontos de audiência. Permaneceu no ar até o dia 10 de agosto de 1998, quase 1 ano depois da estréia. Seu fim estava previsto para o mês de abril, mas a emissora resolveu prolongar a novela, porque o período posterior à Copa seria mais propício para estrear Brida.

Para alavancar a audiência da novela, o diretor Walter Avancinni se vários recurosos, entre eles, a participação de Marília Pêra, Agildo Ribeiro, Elba Ramalho, Alexia Dechamps e Antônio Grassi. Além desses, valorizou o hilário personagem Zebedeu, de Benvindo Siqueira, dando um toque de humor à novela e segurando a audiência.

Analisando Mandacaru, percebemos que a história central inicial deu lugar a uma nova história. Nessa nova história, Zebedeu tornou-se protagonista, Juliana virou coadjuvante, e atores como Ângela Leal(Olívia, mãe de Juliana) e Jonas Mello quase não apareciam. Este último acabou morrendo no meio da novela. A trama tornou-se engraçada e a equipe soube manter a novela, sem deixar que ela caísse na chatisse. Afinal, nossos telespectadores não estão mais acostumados a assistir uma novela durante doze meses.

A novela foi reprisada em 2007 pela Band, às 22h, com médias de cinco pontos de audiência.

Abertura de Mandacaru

Por Diogo Montano, em 11/04/2005

leia também sobre Mandacaru

artigos

ver todos