pra sempre no ar

Trajetoria da Manchete

1985: Manchete se populariza em busca por audiência

09/04/2005 por Diogo Montano

Não obtendo a audiência e o faturamento almejados na época da estréia e buscando uma maior diversidade de público, Adolpho Bloch aprova a produção de novelas e seriados. A emissora abriu seus cofres e já, no início de 1985 entrava no ar a novela Antônio Maria, juntamento com o seriado Tamanho Família. Para se ter uma idéia, Antônio Maria, embora tivesse sido co-produzido com a TV Portuguesa, custou mais de 5 bilhões de cruzeiros. Esse seria o segundo começo da Rede.

A programação mesclada entre popular e qualificado que marcaria essa terceira fase, veio incrementada com grandes nomes. As mudanças começariam à tarde, com a volta do costureiro Clodovil com o programa "De Mulher para Mulher" às 14 horas, seguido pelo "Manchete Shopping Show", programa de variedades feminino que também contava com a participação do estilista. Mais tarde, às 19h30, entraria no ar o "Alô Papa, Alô Dola", um show de variedades comandado por Pepita Rodrigues e Carlos Eduardo Dolabella.

Aperte os cintos, com Costinha
No campo do Humor, estrearam Domingo de Graça e Aperte os Cintos, ambos exibindos aos domingos, sendo este último protagonizado por Costinha. O formato era baseado em esquetes de humor, o mesmo de outros programas do tradicionais do gênero, como Chico Anysio Show e Praça da Alegria.

Chamada do Jornal da Manchete - Fev/85


No campo do jornalismo, merecem destaque as diversas séries que a emissora produziu. Em parceria com a produtora Independente Intervídeo, pertencente ao jornalista Fernando Barbosa Lima, foram ao ar, naquele ano, três grandes produções: Xingu, mostrando a vida dos indígenas da região do alto Xingú; Terra Mágica, que mostrava características e costumes de determinada região do país; e a série Japão, retratando o avanço que a Terra do Sol Nascente sofreu depois da Segunda Guerra Mundial.

Em contraste aos populares, estreava o programa "Um Toque de Classe", comandado pelo pianista Artur Moreira Lima e pelo saxofonista Paulo Moura. A idéia do programa era tornar popular o melhor da música clássica e erudita.


 
espalhe:
comentários
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=