pra sempre no ar

Trajetoria da Manchete

1987: Esquenta a produção de novelas e Angélica surge como uma nova estrela

09/04/2005 por Diogo Montano

Duelo visual

Em 1987, as transmissões do Carnaval vinham recheadas de novidades. A emissora do Rússel colocou mil funcionários no sambódromo para a cobertura dos desfiles da Escolas de Samba. A concorrência entre as Redes Manchete e Globo ganhava caráter de briga. Um confronto de logotipos marcava a entrada do sambódromo durante as transmissões dos desfiles do Grupo Especial do Rio. Dentre as novidades, a rede trazia a câmera-robô, além de um helicóptero que sobrevoava o sambódromo do Rio de Janeiro. Rubens Furtado dizia que o Carnaval era a chance que a Manchete tinha de mostrar que ela era Grande, que era melhor que a Globo. O resultado foi que a Manchete liderou a audiência no Rio, de ponta a ponta.

Equipe de Corpo Santo
Em março José Wilker, que assumira a direção de dramaturgia em substituição a Herval Rossano, estréia sua primeira novela na emissora: Corpo Santo tinha um formato inovador, era uma novela-reportagem, recheada de cenas de violência e com um elenco global: Maitê Proença, Christiane Torloni, Jonas Bloch, Lidia Brondi e Reginaldo Faria. A novela estreou cokm 14 pontos de audiência e chegou a picos de 31 pontos, durante a morte da personagem de Torloni.

Durante o restante do ano, o diretor trouxe uma série de profissionais de peso da dramaturgia brasileira para a emissora, e lançaria vários produtos do gênero. Em maio, às 19h45 estreou Helena, novela escrita por Mario Prata, com Luciana Braga e Thales Pan Chacon. Em outubro, em substituição a Corpo Santo, estreava Carmem, escrita por Glória Perez e estrelada por Lucélia Santos, trazida da TV Globo a peso de ouro, e Paulo Betti. A trama alcançou 31 pontos de audiência no Rio de Janeiro, desbancando a TV Globo em alguns capítulos.

Além das novelas, a emissora voltaria a produção de minisséries com A Rainha da Vida, com Débora Duarte. A minissérie teve 15 capítulo, mas nao teve boa repercussão.

Angelica assumiu o lugar de Xuxa no Clube
Em abril, Simony assinou contrato com o SBT e deixou a Manchete. "A Nave da Fantasia" passou então a ser apresentado por Angélica, que poucos meses antes havia cantando durante uma participação no mesmo programa. O sucesso foi imediato, e a emissora decidiu relançar o Clube da Criança sob o comando da menina alguns meses depois. Angélica tinha apenas treze anos de idade, e cursava a sétima série do primeiro grau. Com a volta do Clube ao antigo horário, "Lupu Limpim Clapá Topô" foi extinto.

Outros programas produzidos em parceria com Nilton Travesso e a produtora independente Equipe A foram lançados: Mulher 87, Osmar Santos Show e Vídeo em Manchete (uma espécie de Vídeo Show).

Nas manhãs, o "Repórter Manchete" entrava no ar diariamente às 8h. Com um formato muito parecido com os canais de TV paga americanos de hot news (CNN), exibindo notícias o tempo todo direto da bancada, o jornal se aproveitava da frequencia da TV Manchete no Rio (canal 6), que permitia a sintonia através de rádios FM. Muitos cariocas ouviam o telejornal indo para o trabalho, que pouco se valia de imagens, adotando de fato uma linguagem radiofônica. No campo do jornalismo, também estreavam os telejornais locais Praça em Manchete, que antecediam o Jornal da Manchete. Rio em Manchete, SP em Manchere, MInas em Manchete, Ceará em Manchete, Pernambuco em Manchete, Pampa em Manchete e posteriormente muitos outros.

Em junho de 87 a situação voltaria a piorar. A linha de shows (humor e musicais) foi desativada e com isso cerca de 100 funcionários foram demitidos. Em agosto do mesmo ano Adolpho Bloch confirmava sua intenção de vender a emissora, tendo em vista que a legislação em vigor na época só permitia que alguma concessão fosse repassada depois de cinco anos de funcionamento da emissora, e no caso da Manchete isso significava que em 1988 ela já poderia ser vendida. Na realidade, nada se concretizou.


 
espalhe:
comentários
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=