30 anos

Trajetoria da Manchete

1988: Jayme Monjardim chega na Manchete, e o sucesso de Jaspion

09/04/2005 por Diogo Montano

A emissora entrou pelo ano de 1988 com uma dívida que beirava os US$ 34 milhões. Mesmo com essa crítica situação, Adolpho Bloch reinvestiu em novos projetos e, já em agosto, a linha de shows era reativada. Foram ao todo 19 programas que estrearam, entre eles o humorístico "Cadeira do Barbeiro" com Lucinha Lins e Cacá Rosset, e a telenovela policialesca Olho por Olho. Ainda nesse mesmo ano, em julho, a Manchete transmitia as Olimpíadas de Seul.

Esquadrão Relâmpago Changeman
Em fevereiro estreou o seriado japonês Jaspion, do gênero tokusatsu, que vinha sendo produzido aos lotes em seu país de origem. O formato, repleto de cenas de ação centradas na figura de um ou mais super-heróis, perduraria pelos anos posteriores, trazendo uma série de outros programas do mesmo gênero. A série fez enorme sucesso na Manchete, incentivando a emissora a lançar ainda no mesmo ano Changeman, do mesmo gênero, que alcançou ainda maiores índices de audiência e virou mania entre a garotada. Os programas eram exibidos pela manhã e reprisados no final da tarde, dentro do Clube da Criança.

Em junho a Manchete já poderia ser vendida, total ou parcialmente, de acordo com a Lei das comunicações. Adolpho Bloch começara a sondar possíveis sócios para a TV já em 1987, propondo a cessão de 40% da empresa, mantendo portanto, o controle acionário. Interessados como os grupos Odebrecht, Paranapanema, a mexicana Televisa e a norte-americana Viacom, e depois Orestes Quercia se negociaram até 1988, mas no final, nada se concretizou.

Em junho Wilson Cunha estreava o Cinemania, direcionado aos amantes da sétima arte. O programa ia ao ar aos sábados, e trazia grande prestígio a emissora.

Na dramaturgia, a novela Carmem chegava ao final, mas sua substituta ainda não estava pronta. A emissora resolveu então reprisar Dona Beija, cuja campanha de relançamento teria irritado a atriz Maitê Proença pelo forte apelo sensual. A atriz deixou a Manchete, depois de 3 anos trabalhando no canal. Já José Wilker, por discordar da linha administrativa das empresas Bloch em superprivilegiar suas revistas em relação à TV, deixa a emissora. Além de Wilker e Proença, Rubens Furtado, até então diretor geral, troca a Manchete pela Bandeirantes.

Jayme Monjardim é contratado para a Direção Artística
Com a saída de Wilker e Furtado, Jayme Monjardim foi contratado como Diretor Artístico, e seria um dos responsáveis pela fase de sucessos que se sucederia.

anúncio de lançamento de Olho por Olho
E agosto, substituindo a reprise de Dona Beija, entra no ar a novela Olho por Olho, escrita novamente por José Louzeiro, com o claro objetivo de repetir o sucesso e a repercussão de Corpo Santo. Com Georgia Gomide, Débora Duarte, Henrique Martins e Herson Capri, não chegou a atingir índices animadores de audiência. Mas cumpriu seu papel.

Programação de sábado, 09 de Abril de 1988
07h30 - Programação Educativa
08h00 - Repórter Manchete
12h00 - Manchete Esportiva
12h30 - Jornal da Manchete
13h00 - FM TV
15h00 - Vesperal de Sábado: “Namu, a Baleia Assassina”
17h00 - Mundo dos Esportes
17h30 - Clube da Criança
19h00 - Manchete Esportiva
19h15 - Jornal Local
19h35 - Mania de Querer
20h30 - Jornal da Manchete
21h30 - Carmem
22h30 - Osmar Santos Show
00h30 - Primeira Classe


 
espalhe:
comentários
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem somos | Regras | Fale Conosco
 
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=