pra sempre no ar

Trajetoria da Manchete

1989: Leila Cordeiro e Eliakim Araujo assumem o JM, e estreia a novela Kananga do Japão

09/04/2005 por Diogo Montano

A reabertura da linha de shows melhorou as condições da emissora. Tanto que, no dia 26 de abril de 1989, estreava um outro humorístico apresentado por Agildo Ribeiro. O "Cabaré do Barata " foi uma verdadeira inovação em programas humorísticos, pois contava com a participação de bonecos que viviam os principais personagens de nossa política numa época conturbada de nosso país.

Festa de lançamento de Kananga do Japão
Em julho estreava a novela "Kananga do Japão", ambientada na confusa década de 30 e que recolocaria a Manchete no páreo das superproduções. A novela foi idealizada por Adolpho Bloch, com sinopse de Carlos Heitor Cony, texto de Wilson Aguiar Filho e direção de Tizuka Yamazaki. A Rede Manchete ficava com o segundo lugar no horário de exibição de "Kananga" e em terceiro no geral.

Jornal da Manchete - 1989
Em agosto de 1989, Leila Cordeiro e Eliakim Araújo (até então apresentando o Jornal da Globo) foram contratados para ancorar o Jornal da Manchete, substituindo Ronaldo Rosas e Carlos Bianchinni. Essa época de ouro da Manchete, caracterizada com novelas de sucesso e infantis vice-líderes, também se caracterizou por um show de jornalismo. A Rede Manchete, que até então se destacava nesse departamento, abriu ainda maior distância em relação à concorrência. O jornalismo era ousado, inovador e independente. Os repórteres chegavam antes e davam seguidos furos de reportagens. A inovação fazia escola na TV. Nesssa época, a Manchete já suspendia a programação para exibir initerruptamente qualquer acontecimento importante no país. O Jornal da Manchete era ágil, tinha correspondentes espalhados pelo mundo, e trazia a data e imagens do dia integradas à abertura. Leila e Eliakim se consagraram como o Casal 20 do telejornalismo.
O casal 20 do telejornalismo, Leila Cordeiro e Eliakim Araújo, são contratados por Adopho Bloch para a reformulação do Jornal da Manchete. Os âncoras deixaram a Rede Globo, onde apresentavam o Jornal da Globo, e se mudaram para a Manchete. O casal assumiu a bancada do Jornal da Manchete Primeira Edição, e também ancoraram a cobertura das eleições de 89, a primeira direta para presidente após a reabertura poítica.


Em agosto entra no ar o polêmico "Documento Especial, Televisão Verdade", que revolucionou a maneira de se fazer documentários na TV brasileira, abordando as matérias de forma sensacionalista. O programa ia ao ar semanalmente, apresentado por Roberto Maia, com direção de Nelson Roinnef .

Em meio a todos esses sucessos, a música africana ganhava destaque com a série African Pop, exibida em cinco programas na faixa das 22:20. Co-produzido com a produtora independente Meta-vídeo, propriedade de Roberto Feith, custou cerca de 420 mil dólares.

Entrou no ar ainda o Cometa Alegria, programa infantil apresentado por Cinthya Raquel e Patrick de Oliveira das 9h as 12h, com os mesmos desenhos e seriados apresetados no Clube. Nessa época, movida pela febre dos seriados japoneses, o programa contava com a participação do Mestre Kim, que ensinava todos os dias um novo golpe de tae-kwon-do.

Ainda neste ano, Angélica estreava à frente de uma nova atração. Dirigido ao publico jovem, o "Milk Shake" agitava as tardes de sábado com muitos jogos e musicais, registrando bons índices de audiência.


 
espalhe:
comentários
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=