pra sempre no ar

Trajetoria da Manchete

1997: Mandacaru estréia, mas não mantem a audiência de Xica

09/04/2005 por Diogo Montano

Vinheta de 14 anos
A emissora entrou pelo ano de 1997 sustentada no sucesso de Xica da Silva. Para se ter uma idéia, na época da novela, o "Jornal da Manchete" registrava uma média entre 08 e 09 pontos. Além de sustentáculo para a programação, a arrecadação com a trama possibilitava novos investimentos. Sendo assim, as novidades vieram rápido.


Entre as novas atrações, estreva Mistério, apresentado por Walter Avancinni, que passaria a revezar com o Câmera Manchete nas noites de quarta. O propósito era mostrar fenômenos paranormais ressucitando a velha fórmula do "Acredite se Quiser", também apresentado pela rede no final da década de 80.

O semanal "Na Rota do Crime" ganhava agora uma edição diária com meia hora de duração apresentada por Florestan Fernandes. Marcos Hummel passou a dividir a apresentação do "Jornal da Manchete" com Márcia Peltier. Essa úlitma alteração, no entanto, durou pouco tempo. Embora a audiência do jornal estivesse em alta, a emissora tirou Marcos Hummel da apresentação do jornal.


Após seu bom desempenho como especial de final de ano, "Mexe Brasil", tornou-se semanal. Inspirado no especial "Samba Brasil", estreou nas noites de sábado.


Chamada de estréia de Mandacaru
Em 19 de agosto, com o fim de "Xica da Silva", entarava no ar "Mandacaru", baseada na história do cangaço. A novela não repetiu o sucesso da anterior, ficando presa à média de 8 pontos de audiência. Ainda em agosto, no dia 23, Sula Miranda estreiou o musical "Sula Miranda Show", nas noites de sábado. O "Mexe Brasil", por sua vez, foi transferido para as noites de quinta-feira.

Nas tardes de domingo, em parceria com a "TV Ômega", de Amílcare Dalewwo, uma nova proposta surgia. A emissora trazia de volta Jota Silvestre, juntamente com Marcelo Augusto, Thunderbird e as criaças Luís Fernando e Isabella no comando do Domingo Millionário. Com muitos jogos e brinacadeiras, o programa oferecia o prêmio máximo de 1 milhão de reais, além do sorteio de vários carros, entre os participantes que telefonassem a partir do sistema "0900". Jota Silvestre trouxe de volta seu velho sucesso, o quadro "O céu é o Limite". Mais tarde, Sérgio Reis entrava no "Domingo" apresentado o campestre "Sérgio Reis do Tamanho do Brasil".


Ainda em 97 a emissora lançava a menina Debby, de apenas cinco anos de idade, como apresentadora da nova versão do "Clube da Criança", exibido às 18h, com apenas meia hora de duração.


Para as tardes, a emissora trouxe o feminino "Mulher de Hoje", comandado por Beth Russo, que mesclava, entre outros assuntos, dicas de beleza, culinária, casa.com/artesanato.html' class="link-azul" target="_blank">artesanato e entrevistas. O programa ia ao ar das 15h às 17h.


 
espalhe:
comentários
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=