Rede Manchete

Ana Raio e Ze Trovao

Uma Saga Diferente, encantadora e Sertaneja essa é 'A História de Ana Raio e Zé Trovão'

Por Ricardo Santos de Almeida, em 11/04/2005
Zé Trovão e Ana Raio (Almir Sater e Ingra Liberato)
Zé Trovão e Ana Raio (Almir Sater e Ingra Liberato) 'A História de Ana Raio e Zé Trovão' 1990
Ana de Nazaré, ainda criança, mora numa fazenda com o pai e aos treze anos é estuprada por Canjerê. Ana fica grávida e dá a luz a uma menina a quem dá o nome de Maria Lua, e que é raptada pelo pai.
Treze anos se passam e Ana de Nazaré transformou-se em Ana Raio, uma afamada peoa de uma companhia de rodeios que procura a filha que lhe foi tirada dos braços após o nascimento, enquanto corre o país com sua caravana. Ao lado de Ana está João Riso, apaixonado por ela e que faz de tudo para agradá-la e ajudá-la a encontrar a filha.
Um dia a caravana de Ana Raio cruza com outra caravana importante, a de Dolores Estrada, cuja maior atração é o peão Zé Trovão, um rapaz que desconhece seu passado. Entre rodeios, feiras e viagens pelo Brasil, a história de amor de Ana Raio e Zé Trovão se consolida.

Uma novela diferente, bonita e com texto incomum. O elenco reuniu mais de cem intérpretes, entre atores e artistas do mundo circense.
Teve o mérito de exibir locações nacionais que nunca tinham sido exibidas na telenovela.
A trama, no entanto, arrastou-se ante poucos apelos folhetinescos.
A novela contou com várias participações especiais, como as atrizes Irene Ravache e Regina Braga (vivendo elas mesmas), Beto Carrero, Orlando Orfei, Sula Miranda, Roberta Miranda, Rui Mauriti, Renato Teixeira, Chitãozinho & Xororó, Sandy & Júnior, Milionário & Zé Rico, Xangai, Sérgio Reis, Nalva Aguiar, Lílian, entre outros.
Foi reprisada em forma compacta de 29/03 a 31/05/1993, em 92 capítulos, de 2ª a 6ª feira às 18h (e mais tarde às 18h30).
Por Ricardo Santos de Almeida, em 11/04/2005

leia também sobre Ana Raio e Ze Trovao

artigos

ver todos