Rede Manchete

Flashman

Comando Estelar Flashman

Por Diogo Montano, em 22/07/2011

Seriado televisivo japonês do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Super Sentais.Produzido pela Toei Company, foi exibido entre 1º de março de 1986 e 21 de fevereiro de 1987 pela TV Asahi.

Estreou no Brasil em 1989 na Rede Manchete, onde ficou até 1994, seguindo o sucesso das antecessoras Jaspion e Changeman. Tinha exibições pela manhã, dentro do Cometa Alegria e posteriormente, Dudalegria,  e era reprisado à tarde, dentro do Clube da Criança.

Curiosidades

  • Flashman foi o primeiro seriado Super Sentai a ter um segundo robô: Titan Jr. (Titan Boy, no Japão).
  • O ator Kazuhisa Hirose foi cotado para o papel de Din / Red Flash. Mas acabou ganhando o papel do grande vilão Wandar.
  • No episódio 5, "O sucesso das Guerreiras", toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Youko Nakamura, que interpretou a Sara/Yellow Flash.
  • No episódio 21, "Triste Guerreira", o ator Kazuoki Takahashi (Hayate/Change Grifon em Changeman, Satoru em Metalder, Aman Negro em Jiraiya) aparece interpretando Miran, o suposto irmão de Sara.
  • No episódio 27, "O Golpe da Amizade", o ator Ryousuke Umizu, que no ano seguinte interpretaria Takeo/Red Mask em Maskman, aparece interpretando Ryu Akakusa, amigo de Dan.
  • Kazuhisa Hirose (Wandar) pode ser visto em Jaspion no episódio "Perigo na Lagoa dos Noivos", onde interpretou um noivo. E ainda em Liveman (seriado Super Sentai de 1988) interpretou o vilão Doutor Kemp, e em Jetman o Imperador Toranza. Também fez um vilão em Dairanger, Jin Matoba. Fora outras participações em Changerion e Kamen Rider Agito.
  • Alguns atores que participaram de Flashman também fizeram participações em Kamen Rider Black. No episódio 4 tem um motoqueiro que se transforma em lobisomem interpretado por Kazuhisa Hirose (O Wandar). Myuki Nagato (Urk) esteve no episódio 8 da série, e no episódio 10, Jouji Nakata (Kaura) interpretou um militar que trabalhava para os Gorgom. Esse mesmo ator interpretou o antigo treinador de Daiki Michio em Solbrain. Ainda Mayumi Yoshida (Lu) teve uma rápida participação no episódio 37 de Kamen Rider Black e no episodio 10 de Solbrain, e Akira Ishihama (Doutor Tokimura) esteve no segundo filme da série como o Doutor Makino.
  • De acordo com a matéria sobre o designer de monstros Yutaka Izubuchi feita pela Revista Gyodai Nº1, o design de Gals era uma mistura de partes orgânicas e mecânicas, que ao ser confeccionada de verdade acabou gerando uma roupa muito grande e pesada, a qual no decorrer da série ficou muito avariada, já que o personagem tinha muitas cenas de ação. Então foi decidido que Gals morreria no meio da série (episódio 28, O magnífico Gals) e não no final.
  • Jouji Nakata (Kaura) interpretou na série Liveman o vilão Doutor Bias e atualmente é dublador no Japão. Dentre seus vários personagens, estão Alucard em Hellsing, Michael Heartland em Argentosoma, Folken em Escawflone, Baki em Naruto dentre outros.
  • Sayoko Hagiwara (Nefer) interpretou a Dyna Pink no seriado Dynaman (1983). Isso ao lado de Junichi Haruta (MacGaren em Jaspion, Storm em Jiraya, Goggle Black em Goggle Five, Dr. Hirose em Kamen Rider Blade), que interpretou na série o Dyna Black. A atriz também foi a heroína Yurian, coadjvante da série Ultraman 80 (1980~81).
  • No Brasil Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores. Tal mudança ocorreu devido a problemas de Francisco Borges (o então narrador) com o estúdio Álamo. Desde então sua voz não mais apareceu nas séries posteriores dubladas na Álamo, tendo apenas participado de Cybercops (dublado na BKS), aonde deu sua voz ao Capitão Oda, e de Solbrain, dublado na Mastersound, aonde fez algumas pontas.
  • Din/Red Flash foi o primeiro personagem do dublador Francisco Brêtas, o qual depois também dublou os red em Goggle V e Maskman.
  • Do elenco de dublagem brasileira já faleceram Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Gastão Malta (Doutor Keflen), Líbero Miguel (Monarca La Deus), Marcos Lander (Wandar), Ézio Ramos (Galdan), Ricardo Medrado (Doutor Tokimura), Borges de Barros (Barak) ,Francisco Borges (narrador da série até o episódio 10) e Muybo Cury (Kaura; falecimento mais recente).
  • Muybo Cury, o dublador brasileiro de Kaura, era locutor na Rádio Bandeirantes AM. Faleceu no dia 26 de dezembro de 2009.
  • Acreditava-se que Fujita Taruzumi (Din) se casou com Sayoko Hagiwara (Nefer), mas essa informação é errônea. Na verdade ela (de acordo com informações tiradas de seu próprio blog) é casada com Masaru Tokita, que fez o Dyna Yellow em Dynaman.
  • O ator Akira Ishihama fez o papel do Policial Seiichi Yanagida em Jiban.
  • A série foi lançada em DVD no Japão em 2010. No final do mesmo ano, também teve seus 25 primeiros episódios lançados no Brasil, também em DVD, pelo Focus. Até o momento, o trabalho saiu melhor que os lançamentos Jiraiya e Changeman da mesma empresa, equiparando-se a Jaspion, o qual teve um cuidado esmero no lançamento.
Por Diogo Montano, em 22/07/2011

leia também sobre Flashman

artigos

ver todos