Rede Manchete

Cavaleiros do Zodiaco

Sobre os Cavaleiros do Zodíaco

Por Diogo Montano, em 22/07/2011
Cavaleiros do Zodíaco
Cavaleiros do Zodíaco

Cavaleiros do Zodíaco estreou na Manchete em 1º de setembro de 1994, só sendo interrompida em 12 de setembro de 1997. Em 1º de janeiro de 1998 voltou a ser exibida, e foi suspensa no final do mesmo ano durante a crise pela qual passava a emissora, o que culimnou no arrendamento dos horários da programação.

A série foi responsável pelo retorno da Manchete aos grandes sucessos junto à garotada. Órfãos de Jaspion, Changeman e demais seriados do gênero Tokusakus, somados aos  telespectadores mais novos, não desgrudaram da TV e se divertiram com eessa nova onda de seriados japoneses, agora pertencentes ao gênero dos Animes (animações, desenhos animados).

"Cavaleiros" virou logo mania nacional e durante os dois primeiros anos manteve uma audiência média na casa dos 16 pontos, garantindo o segundo lugar isolado de audiência nas suas duas exibições diárias. A série ia ao ar pela manhã, dentro do Dudalegria, e era reprisada no final da tarde,  no Clube da Criança. Com a extinção desses dois programas, manteve seus horários originais, mas como um programa solo na grade de programação. Ia ao ar às 10h15 e 18h15, casa seção com 45 minutos de duração.

Em 1994 e 1995 foi era o programa de maior audiência da Manchete. Foi fundamental para a repopularização da grade da emissora. Deu origem a outras séries do gênero, entre elas, Shurato, Samurai Warriors, Sailor Moon, Yu Yu Hakushô e Super Campeões.

Por Diogo Montano, em 22/07/2011

leia também sobre Cavaleiros do Zodiaco

artigos

ver todos