Rede Manchete

Xica da Silva

Novela da Manchete recoloca o SBT na vice-liderança.

A reexibição da novela Xica da Silva (sucesso da Manchete entre 17 de setembro de 1996 e 16 de agosto de 1997) desde o dia 28 de março, trouxe de volta o SBT à segunda colocação.

Na última quarta-feira, a novela da Manchete deu picos de 20 pontos, com média de 13. Antes disso, com o Programa do Ratinho, o SBT atingia apenas 8 pontos de média. Xica da Silva vem apresentando uma audiência crescente desde a sua estréia.

AUTOR DE XICA SE DIZ FELIZ

Walcyr Carrasco, o autor de Xica da Silva, disse entre amigos que está extremamente feliz com a reexibição e com a audiência que sua novela está tendo. Walcyr assinou a novela como Adamo Angel porque era contratado do SBT. O mistério em volta do autor de Xica foi tão grande na época, que no meio artístico a pergunta era uma só: "quem será Adamo Angel?". Muitos acreditavam ser um autor de primeira linha da Globo. E hoje, de fato, ele é.


ESTRATÉGIA DO PATRÃO

Com a exibição do Programa do Ratinho e de séries americanas como SmallVille, o SBT perdia constantemente para a Record que, posterirmente com a estréia do programa Guiness, acabou consolidando a segunda posição.

Em um feito inédito na TV Brasileira, Sílvio Santos adquiriu o acervo e os direitos da novela da ex-concorrente, principalmente para fazer frente à Record na exibição de novelas brasileiras de qualidade.

Também adquiriu os direitos de Dona Beija, sucesso da Manchete levada ao 10 anos antes de Xica, cujo remake vinha sendo cogitado na Record para estrear a sua faixa das 9.
O SBT ainda não decidiu se levará a novela ao ar na íntegra, ou fará um remake.

Por Diogo Montano, em 15/04/2005

leia também sobre Xica da Silva

artigos

ver todos