Rede Manchete

Sailor Moon

Sinopse de Sailor Moon

Por Diogo Montano, em 26/10/2011

Em Tóquio, Usagi Tsukino é uma menina chorona, comilona e comum. Num certo dia, no caminho para a escola, ela encontra um grupo de rapazes batendo numa gata de rua.

Usagi salva a gata e tira um penso da testa dela que escondia uma meia-lua. Mais tarde a gatinha aparece no quarto de Usagi e começa a falar com ela, apresenta-se como Lua (Luna em Portugal) e entrega-lhe uma missão: a de ser uma Sailor guerreira, defensora do bem, destinada a enfrentar demónios e unir-se com outras sailors para encontrar a Princesa da Lua que habita a terra. Usagi recebe um broche especial que a transforma na guerreira Sailor Moon quando ela grita "Pelo poder do Prisma Lunar". Sua arma especial é a Tiara Lunar, a qual ela lança dizendo "Tiara Lunar, acção". Mais tarde Lua dá-lhe uma caneta que permite-lhe transformar-se em qualquer tipo de profissional, basta dizer "poder lunar".

Enquanto as outras guerreiras não aparecem, começam a surgir monstros por todo a Tóquio e Usagi, com a ajuda do misterioso Tuxedo Mask (um rapaz que luta usando rosas e veste um smoking), aprende a derrotá-los. A rainha do mal, Beryl, deseja reviver sua terrível líder Metallia (Energia Mega) (a própria energia que a tomou) e para isso, envia os seus generais: Jadeite(Jedite), Nephrite (Neflite), Zoicite (Ziocite) e Kunzite (Malachite) para roubar energia humana através de terríveis monstros. Ela precisa do lendário Cristal de Prata (em Portugal chama-se Cristal Prateado), há muito perdido, para reviver a sua mestra, mas as Sailors também o procuram.

A primeira Sailor a ser encontrada, Ami Mizuno (Sailor Mercurio), estudava na mesma escola de Usagi e estava num curso de informática quando foi encontrada. O poder de Sailor Mercurio são as bolhas de água e ela grita "Bolhas de Mercúrio, espalhem se" (em Portugal "Espuma de sabão, espalha-te") e assim forma-se uma cortina de vapor.

Pouco depois, as duas encontram Rei Hino (Rita em Portugal) (Sailor Marte) num templo. Rei mora e trabalha no templo Hikawa com o seu avô. O seu poder é o fogo e ela invoca-o dizendo "Fogo de Marte, ascenda-se" (em Portugal "Alma de Fogo, arde"). Então sai uma bola de fogo pelos seu dois indicadores unidos. Ela também é uma menina sensitiva e sabe como afastar espiritos malignos e energias negativas. Ela estuda numa escola especial para meninas.

Muito tempo depois duas novas alunas matriculam-se na escola de Usagi e Ami, Makoto Kino (Sailor Jupiter)(Lita no Brasil e Maria em Portugal) e Minako Aino (Sailor Venus) (Mina no Brasil e Joana em Portugal), que surge com o seu gato guardião Artemis (gata, Artemisa em Portugal). Makoto é uma garota muito forte, tem muitas habilidades, como dotes culinários, é alta e hábil, o seu poder é o relâmpago. Ela o invoca gritando "Trovão de Júpiter, ressoe" (em Portugal "Supremo trovão") e então um forte relâmpago sai da tiara dela. Já Minako é uma garota doce e meiga, seu poder é um laser poderoso que ela atira pelo indicador direito dizendo "Raio de Venus, fulmine" (em Portugal "Raio crescente"). Ela é a última Sailor a aparecer e por isso todas as outras pensam ser ela a princesa, mas não é ela.

As Sailors descobrem que Tuxedo Mask também quer o Cristal de Prata. Quando os inimigos descobrem como consegui-lo, o jovem herói de Sailor Moon, que a salva sempre que esta se encontra em apuros, parece ser inimigo das guereiras. Os generais da Rainha do Megaverso, a Rainha Beryl, devem juntar os chamados Sete Cristais do Arco-Íris e só assim aparecerá o Cristal de Prata. Esses sete cristais foram confinados no corpo de sete pessoas diferentes, que eram demónios numa vida passada e voltarão a ser se o cristal for retirado do seu corpo. Sailor Moon então ganha o Cetro Lunar, que tem o poder de transformar os demónios novamente em humanos, basta que ela diga "Cura Lunar, ação" (em Portugal "Ceptro lunar de curar").

Na busca pelos Cristais do Arco-Íris, os vilões do Megaverso ficam com quatro enquanto as Sailors possuem apenas um e Tuxedo Mask dois. Ziocite descobre a identidade de Tuxedo Mask e tenta enganá-lo para obter todos os cristais. E por um momento ele consegue reuní-los, mas nada acontece.

Revela-se então toda a verdade: Tuxedo Mask é na verdade Mamoru Chiba, um rapaz que vive em conflito com Usagi, mas durante a saga fica visível que os dois se amam no meio de tantas brigas, uma prova disso é que Usagi segue-o para a armadilha de Ziocite porque está preocupada com ele. E por ter seguido Mamoru, Usagi expõe-se e revela a sua identidade a fim de protegê-lo e acaba por descobrir que ele é Tuxedo Mask. Num acto de maldade e vingança Ziocite tenta acabar com Sailor Moon e Tuxedo Mask protege-a acabando ferido. Neste momento os dois lembram-se das suas histórias e que se amavam desde sempre.

Usagi e Mamoru lembram-se que há muito tempo, havia na Lua um reino próspero conhecido como Milénio de Prata onde viviam a Princesa Serenity e suas defensoras, chamadas "Sailors Scouts"; Sailor Mercurio, Sailor Marte, Sailor Venus e Sailor Jupiter.

Esta princesa apaixonou-se pelo príncipe da Terra, Endymion, e então os seus problemas começaram, pois a rainha do Megaverso, a malévola Rainha Beryl era loucamente apaixonada por ele. Possuída pela energia negativa, a energia Mega, Beryl invadiu a Lua e acabou por derrotar todas as "Sailors Scouts" e a rainha da Lua Serenity, que num último ato abdicou da sua vida para salvar a sua filha, a Princesa, todas as Sailors e Endymion e dar-lhes uma nova oportunidade de viverem na Terra. E para encontrá-los e protegê-los enviou Lua e Artêmis para a Terra em busca das suas reencarnações. (Usagi) descobre que é a Princesa da Lua e que o seu grande amor Endymion é Mamoru. E o amor dela por Mamoru atrai os Cristais do Arco-Íris e une-os com uma das suas lágrimas, transformando-a no Cristal de Prata, que se encaixa no seu Cetro Lunar. Com o poder do Cristal ela afasta os inimigos, mas Mamoru é capturado pelo Megaverso e forçado a segui-los. A Rainha Beryl era apixonada por ele e tentou corrompê-lo com a energia maligna para que ele a servisse e ficasse ao lado dela.

As guerreiras derrotam todos os generais e monstros até chegarem às portas do Megaverso e nessa batalha, as Sailors acabam por sacrificar as suas vidas, sobrando apenas Sailor Moon para acabar com a Energia Mega. Ela tem que enfrentar Mamoru, enfeitiçado pelo poder maligno, mas a heroína consegue fazê-lo acordar e lembrar-se de tudo. Usagi então derrota Beryl, que esta unida à Metallia (energia Mega) e usa o poder do Cristal de Prata para ressuscitar todos e escolhe viver no planeta Terra como uma garota normal em vez de se tornar novamente Serenity,com isso todos acabam perdendo a memória, com exceção de Lua e Artêmis. Assim termina a primeira fase do anime.

Por Diogo Montano, em 26/10/2011

leia também sobre Sailor Moon

artigos

ver todos