Rede Manchete

Sailor Moon

Sobre Sailor Moon

Por Diogo Montano, em 26/10/2011

Sailor Moon estreou na Manchete no dia 05 de maio de 1996. Embalada pelo sucesso de Cavaleiros do Zodíaco, a emissora adquiriu mais três séries do gênero Anime para compor o pacote de novidades comemorativos aos seus 13 anos. As outras duas foram Shurato e Samurai Warriors, que estrearam na mesma época.

A série era exibida em dois horários: às 8h30 da manhã e  reprisada às 17h30. Formava com Samurai Warriors, Shurato e Os Cavaleiros do Zodíaco, a faixa de animes da emissora com duração total de 3 horas diárias em cada turno.

A Manchete exibiu somente a primeira temporada, que terminou em 1997. A audiência era satisfatória, mas a emissora acreditava que conseguiria maior repercussão com programas infantis de produção nacional, como o Clube da Criança e Vila do Tiririca.

Como é tradição no Japão, a versão animada segue as linhas gerais do mangá, sendo do mesmo género e apresentando poucas personagens diferentes. Possui 200 episódios distribuídos em cinco fases: Sailor Moon, que compreende os primeiros 46 episódios, Sailor Moon R ("Return"), do episódio 47 ao 89, Sailor Moon S (Super), os episódios 90 a 127, Sailor Moon SuperS (Super Senshi), os episódios 128 a 166 e Sailor Moon Stars que compreende os capítulos 167 a 200.

A produção teve direcção (realização) de Junichi Sato o qual dirigiu também Kaleidostar outro anime de relativo sucesso. Como curiosidade, Tadano Kazuko, desenhista de personagens da série, informou que ao final da primeira fase (Sailor Moon) milhares de mães japonesas ligaram para os estúdios querendo saber se haveria continuações, preocupadas com suas filhas que não mais se alimentavam corretamente e, além disso, foram necessários muitos cortes para a exibição nos Estados Unidos, inclusive de toda a última parte da série.

A série deu origem a outras variações, já nos anos 2000: Sailor Moon R (Return), Sailor Moon S (Super), Sailor Moon SuperS (Super Senshi) e Sailor Stars. Foi produzido pela Toei Animation, a mesma empresa de Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball.

Por Diogo Montano, em 26/10/2011

leia também sobre Sailor Moon

artigos

ver todos