pra sempre no ar

Jornal da Manchete

A trajetória de Eliakim Araújo na Manchete

18/07/2016 por Diogo Montano
Eliakim Araújo - 1990

Em 21 de agosto de 1989, Leila Cordeiro e Eliakim Araújo (até então apresentadores do Jornal da Globo) foram contratados para ancorar o Jornal da Manchete, substituindo Ronaldo Rosas e Carlos Bianchinni. Depois de seis anos, era a hora de reformular o telejornal, mantendo a proposta de mostrar uma cobertura mais aprofundada dos fatos, mas buscando uma maior agilidade e uma linguagem mais acessível ao público. Com a liberdade prometida, e a missão de implantar um novo jeito de informar ao telespectador, rumaram à Rua do Rússel como estrelas de primeira grandeza.

Escalada da estreia de Eliakim Araujo no Jornal da Manchete, com nova abertura e pacote gráfico, um novo arranjo da canção “Videogame”, mas mantendo intacto o cenário dos monitores ao fundo, uma marca que a Manchete preservava desde a estreia:

Essa época de ouro da Manchete, caracterizada com novelas de sucesso e infantis vice-líderes, também se caracterizou por um show de jornalismo. A Rede Manchete, que até então se destacava nesse departamento, abriu ainda maior distância em relação à concorrência. O jornalismo era ousado, inovador e independente. Os repórteres chegavam antes e davam seguidos furos de reportagens. A inovação fazia escola na TV. A emissora chegou a ser publicamente elogiada por Boni, então vice-presidente de operações da TV Globo, pela entrevista exclusiva com Mikhail Gorbachev levada ao ar no JM. Nessa época, a Manchete já suspendia a programação para exibir initerruptamente qualquer acontecimento importante no país. O Jornal da Manchete era ágil, tinha correspondentes espalhados pelo mundo, e trazia a data e imagens do dia integradas à abertura. Leila e Eliakim se consagraram como o Casal 20 do telejornalismo.

Ainda em 1989, Eliakim comandaria a cobertura das eleições, a primeira com votação direta para presidente depois de 25 anos. Eliakim também representou a Manchete no debate presidencial entre Lula e Collor, exibido em pool por todas as emissoras de TV. Nos anos seguintes, Eliakim dividiria a cobertura dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio com Paulo Stein. Leila Cordeiro fez reportagens na Marquês de Sapucaí.

Abaixo os bastidores da cobertura:

Em 1991, o cenário dos monitores foi desativado, sendo substituído por uma tela azul no Jornal da Manchete. A nova abertura era inovadora, trazia as principais imagens do dia integradas à vinheta do jornal.

O cenário "azul chapado", no entanto, não durou muito tempo. Pedro Jack Kapeller, então vice-presidente da emissora, ordenou que o cenário do JM voltasse a ter ao fundo os tradicionais monitores. Com essa mudança, a abertura e o logo do jornal também mudaram.

Em 1992, a Manchete enfrentava sérias dificuldades financeiras e foi vendida para o grupo IBF. A emissora seria retomada pela família Bloch na justiça um ano depois, mas neste período, várias estrelas deixariam a emissora rumo ao SBT, como Otavio Mesquita, Angélica, e também o casal 20 do telejornalismo. Na emissora paulista, Leila e Eliakim apresentaram o “Aqui Agora inicialmente”, e depois assumiram o Jornal do SBT, que chegou a ter duas edições diárias: a primeira às 20h45, mesmo horário do Jornal da Manchete, e a segunda no fim de noite, após o programa de Jô Soares.

Em 2011, durante o encontro de ex-funcionários da emissora, Eliakim e Leila prestaram um depoimento sobre a experiência na TV Manchete. Confira:


 
espalhe:
leia também sobre Jornal da Manchete
comentários
publicidade
fotos de 'Jornal'
  • Leila Cordeiro - 1990
  • Ronaldo Rosas se prepara para entrar no ar - 1983
  • Jornal da Manchete 1998 - Augusto Xavier
  • Trecho final da vinheta 'Extra' que era exibida a qualquer momento na programação assim que algo de importante acontecia. Mais tarde a vinheta passou a contar com a escrita 'Plantão'.
  • Leila Cordeiro durante a apresentação do Jornal da Manchete em 1991
  • Jornal da Manchete 1998
fãs da manchete
Menu » Home | Vídeos | Artigos | Fotos | História
 
Serviços » Login | Cadastre-se | Incluir Vídeo | Escrever Artigo | Incluir Foto
 
Novelas Jornalismo Infantis Mais
Pantanal
Ana Raio & Zé Trovão
Kananga do Japão
Mandacaru
Dona Beija
Xica da Silva
Corpo Santo
Mais Novelas
 
Jornal da Manchete
Carnaval da Manchete
Documentários
Esportes
Clube da Criança
Séries Japonesas
Cometa Alegria
Mais Infantis
Humorísticos
Variedades
Entrevistas
O Site » Quem Somos | Fale Conosco
 
Este site não possui qualquer relação comercial com a extinta TV Manchete Ltda.
No ar desde set/1999. Idealizado, mantido e desenvolvido por Diogo Montano
title= title=