Rede Manchete

Diogo Montano

Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Atualmente trabalho na área de Novas Mídias da Globosat.

O referencial de televisão que tive sempre foi a dupla Globo e Manchete. Esta última por apresentar, no início dos anos 90, a melhor fase de sua trajetória, sendo assim muito assistida por todo o país. Além disso, as imagens das duas Tvs eram as mais nítidas no Estado do Rio.

Em 1999 tive a idéia de criar um site que realmente tivesse conteúdo e envolvesse pesquisa (frente à corrente onda de sites pessoais que não ofereciam informações úteis aos visitantes), tendo em vista também o meu interesse pela área de comunicação. Aproveitando o então recente episódio da extinção da TV Manchete e a grande quantidade de material que percebi que tinha sobre a emissora carioca, nao hesitei em escolher esse como o tema daquilo que seria a minha primeira experiência em criação de websites. E assim lancei o site "Rede Manchete, Uma História de Sucesso" em setembro daquele ano.

Ao longo do tempo, depois de perceber a repercurssão e o interesse das pessoas pelo tema (e ter a minha caixa de e-mails inundada com materiais para publicação), resolvi refazer o site tendo então como principal característica a colaboração do internauta. Desta forma, todos aqueles que antes se dispunham a colaborar enviando e-mails com textos, fotos e vídeos, teriam a partir de então como fazê-lo da forma mais fácil e direta possível. A partir de abril de 2005 deixei de ser o único autor do site e ofereci a todos a possibilidade de serem co-autores, uma estratégia de descentralização que provocou rapidamente o aumento considerável do acervo e, por conseqüência, dos acessos a este portal.